terça-feira, 27 de março de 2012

TENDINITE


TENDINITE


"O que é tendinite? - Tendinite é o nome comumente utilizado para a inflamação do tendão e de sua bainha. Os sinais e sintomas são os mesmos vistos nos processos inflamatórios (dor, calor, vermelhidão e inchaço), podendo evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão.
O tendão é uma estrutura branca, brilhante, de grande resistência a cargas e que liga o músculo ao osso. Ele transmite a energia e força gerada no músculo até o osso. O conjunto músculo-tendão-osso mais a energia gerada no músculo é que nos faz movimentar as articulações e portanto nos locomovermos.

Como acontece? - A inflamação pode ocorrer por excesso de força, por movimentos reptitivos, por posições viciosas ou por variações anatômicas do tendão (irrigação, inserção, tendão extranumerário, etc.).

Com em tudo na vida, quando geramos energia liberamos calor. Nos exercícios contraímos e alongamos os músculos gerando energia. Quando nos excedemos nos exercícios a liberação de calor pode atingir temperaturas de até 45 graus dentro do tendão, levando a morte e degeneração das células causando um processo inflamatório e portanto uma tendinite. Isto levará a um enfraquecimento gradativo no interior do tendão podendo culminar com sua ruptura completa. Nos estágios iniciais teremos os sintomas do processo inflamatório que nos incomodarão e nos farão diminuir ou interromper as atividades físicas. As tendinites mais comuns no nosso meio são a do manguito rotador (ombro), e epicondilite (cotovelo), a tendinite dos extensores do punho, a tendinite patelar (joelho) e a tendinite do Aquiles (tornozelo).

Como tratar? - O tratamento geralmente consiste na diminuição ou retirada da atividade física do local afetado, uso de antiinflamatórios (conforme indicação médica), imobilização e em alguns casos a reparação cirúrgica.

No geral os tendões sadios rompem na extremidade presa ao osso. Isso ocorre devido à carga maior do que o conjunto tendão-osso pode suportar. Já o tendão com processo inflamatório, na maioria das vezes crônico, rompe-se no meio e não são necessários grandes esforços para isso ocorrer bastando a subida um pouco mais íngreme de uma ladeira ou um arranque para corrida.

DICAS - Uma tendinite que perdure por mais de 30 dias, deverá ser investigada com mais rigor, pois o tendão poderá já estar apresentando ruptura de suas fibras e necessitará de um tratamento diferente do dispensado às tendinites."


Como evitar a tendinite no pulso Como prevenir a tendinite

A tendinite é causada, muitas vezes, per gestos repetitivos que praticamos diariamente. A inflamação nos tendões pode atingir homens e mulheres de qualquer idade.
Atividades simples como digitação, trocar a marcha e até mesmo levar os tralheres a boca, podem ser impossíveis para quem desenvolve a doença.

A doença se agrava conforme a demora da procura de um médico , a dor pode ser pequena, porém é necessário ter certos cuidados para que ela não fique insuportável.
O estresse, pressões psicológicas e má postura, são aliados responsáveis pelo surgimento do problema.

Para a prevenção, procure manter uma postura  correta, sente-se de forma confortável, mas de coluna reta, com braços e mãos em boa altura. Preste atenção na flexão feitas pelos pulsos, o ideal é que eles estejam na horizontal.

Gestos delicados e precisos podem fazer com que a musculatura relaxe e elimine a tensão acumulada. Todos os dias, procure uma folga do trabalho para relaxar os braços e pulsos. A cada 15 minutos faça movimentos circulares com os pulsos durante dois minutos.

Compre uma bolinha macia, dessas que se usa na fisioterapia, e fique apertando. Esses movimentos alongam os tendões e ajudam a evitar a inflamação e tensão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário