sexta-feira, 16 de março de 2012

ALHO


Alho e seus benefícios.




ALHO
ORIGEM: O alho é uma planta de cultivo milenar oriunda do Oriente e da Europa Meridional pertence à família das "Liláceas” seu nome científico é “allium sativum”, segundo historiadores os egípcios consumiam alho em abundância.
Seu uso é empregado largamente como tempero em todas as cozinhas, seus “dentes” tem gosto característico e ativo, se comporta como um excitante do apetite.
Existem três tipos básicos de alho que se distinguem pela cor da película que envolve os balbilhos: alho branco ou alho comum, alho rosa ou alho temporão, alho “rocambole” vermelho, não confundir com “allium sativum” trata-se de uma espécie diferente chamadaallium scorrodoprasum.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS: O alho apresenta propriedades bactericidas, preventivo de doenças cardiovasculares é ótimo contra a hipertensão, seus efeitos são potencializados quando o alho é triturado ou cortado. Pelo seu efeito bactericida extermina bactérias malignas do intestino, combate o câncer grastrointestinal por impedir o crescimento das células cancerígenas.
Fortalece o sistema imunológico como um todo, aumentando a resistência orgânica a infecções, fluidifica e desodoriza as secreções no caso de bronquite, tuberculose, diminui a tosse, provoca a expectoração. Pode ser utilizado também em ferimentos e cortes de prego enferrujado, espinhos, espetos de madeira e cacos de vidro, mordedura de bichos venenosos, promove a desintoxicação do sangue.
O uso regular do alho aumenta a longevidade reduz os riscos de infarto, reduz o colesterol LDL (ruim), aumenta o colesterol HDL (bom) combate bactérias e vírus, previne a aterosclerose, o câncer. Ativa o funcionamento do fígado, cura hemorróidas e varizes, elimina prisão de ventre, combate o ácido úrico, aliviando dores musculares e articulares como reumatismo, gota e ciática.
Elimina o cansaço, melhora visão, é indicado contra dores de cabeça, insônias e nevralgias, elimina vermes como: lombrigas e tênia, auxilia no emagrecimento, bom para os rins e bexiga eczemas e herpes, alivia o diabete l e proporciona uma qualidade de vida mais saudável como um todo.
COMPOSIÇÃO EM CADA 100 GRAMAS
Energia
140,00 kcal
Carboidratos
29,30 g
Proteínas
5,30 g
Lipídios
0,20 g
Fibras
1,66 g
Potássio
4 00,00 mg
Vitamina B1 (Tiamina)
02,00 mcg
Vitamina C (Ácido ascórbico)
31,10mg
Ácido Fólico
3,10 mg
Fósforo
150,00 mg
Cobre
0,26 mg
Cálcio
181,00 mg
Selênio
24,90 mg
Ferro
1,70 mg
Zinco
8,83 mg
Podemos observar a presença de altos teores dos elementos zinco e selênio, minerais esses que combatem os radicais livres por serem minerais antioxidantes.
Depois de tudo isso é so usar um:


Beneficios do Alho

alho, garlic

Allium sativum é a sua designação em Latim e referimo-nos ao alho comum.
Regra geral quase todos nós utilizamos os dentes de alho na nossa alimentação como tempero, a verdade é que ele tem mais propriedades agradáveis além do paladar.

Muito utilizado, desde a antiguidade, os estudos têm vindo a comprovar a sua real eficácia. Outrora as pessoas comiam ou engoliam dentes de alho, hoje já não é necessário – um dos benefícios da actualidade :lol: as cápsulas! – vieram evitar esse desconforto, mas sobretudo vieram aumentar a quantidade de óleo concentrado responsável pelos efeitos benéficos.

O Alho tem várias aplicações… e não só para afastar vampiros e criaturas dessas, mas sobretudo outros ” montros” mais reais! As bactérias, vermes, parasitas… Estes não atacam em noite de lua cheia mas também nos “sugam”:-P

As aplicações do alho regra geral são as seguintes:

Antibiótica
Anti-inflamatória
Anti-microbiana
Anti-asmática
Anti-oxidante
Anti-cancerígeno
Protector cardiovascular

As patologias ou sintomas a serem tratados pelo alho são muito vastos, mas pode-se resumir a sua eficiência em:

Distúrbios gastrointestinais, colesterol elevado, tensão arterial elevada, asma, bronquite, gripe, dores de dentes e mais recentemente os estudos comprovam a sua eficácia em cancro da mama e próstata.

O Alho deve ser consumido cru, pois após ser aquecido ou transformado, perde ou transforma as suas propriedades benéficas. No caso das cápsulas, estamos a falar de extratos prensados a frio, macerações ou ainda alho envelhecido, que tem vindo a ser provado a sua eficácia e a ultrapassar as outras apresentações devido ao aumento da concentração das substâncias activas.
A nossa recomendação vai para 500 a 1000mg de óleo Alho por dia, como efeito protector ou 1 a 2 dentes crus e frescos por dia.

O seu uso excessivo ou em dosagens elevadas pode causar má digestão e irritabilidade da mucosa gástrica. Deve ser evitado se estiver a tomar drogas sintéticas, pode haver o risco de potenciar algumas. Suspender nos casos: se já teve algum sintoma alérgico após a sua ingestão, em grávidas, lactentes e crianças até quatro anos e em pré e pós operatótio pois tem efeito anti-plaquetário.


Você já tomou óleo de alho?

O alho possui um ótimo valor nutricional, possuindo vitaminas (A1, B2, B6, C), aminoácidos, adenosina, sais minerais (ferro, silício, iodo), enzimas e diversos compostos biologicamente ativos, como a alicina. O alho é utilizado desde a antiguidade por suas propriedades anti-microbianas e de efeitos benéficos ao coração e circulação.

O alho altera o estado físico do potencial de membrana das células da musculatura lisa vascular, induzindo a hiperpolarização nas células vaso isolado. Os canais de potássio se abrem freqüentemente causando hiperpolarização, o que resulta em vasodilatação, devido ao fechamento dos canais de cálcio.

O alho pode aumentar a síntese de óxido nítrico, que está associada a uma diminuição da pressão sangüínea, experimentos in vitro e in vivo demonstraram que o alho ativou a enzima óxido-nítrico síntetase. Estudos in vivo com extratos aquosos e óleo de alho demonstrou que o medicamento altera os níveis de fibrinogênio plasmático, tempo de coagulação, e a atividade fibrinolítica plasmática é aumentada.

O óleo de alho é também um antimicrobiano, apresentando um amplo espectrode ação, além de apresentar atividade antiviral, inclusive contra o vírus da gripe, podendo ser utilizado no tratamento de gripes, resfriados e problemas respiratórios, como bronquites. É um estimulante do sistema imunológico, pois estimula a atividade dos macrófagos contra agentes patogênicos no organismo, auxiliando na prevenção contra infecções.

O Óleo de Alho tem as seguintes funções no organismo:
• Anti-séptico das vias respiratórias é um grande auxiliar no tratamento e prevenção de gripes e resfriados. • Auxilia no tratamento de bronquite e pressão alta. • Previne doenças cardíacas e combate os vermes (oxiúros e lombrigas).

Contra-Indicação:
O Óleo de Alho é contra-indicado a pacientes que apresentem alergia a algum dos componentes do óleo. Grávidas, lactantes e crianças não devem fazer uso do produto sem orientação médica. O consumo de grandes quantidades de alho pode aumentar o risco de hemorragias pós - operatórias. Algumas pessoas apresentam reação alérgica da pele ao contato com o alho. Os que sofrem de hipotensão devem ser cautelosos no uso do alho, uma vez que este provoca queda de pressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário