sexta-feira, 16 de março de 2012

CENOURA

A cenoura que faz os olhos bonitos



A cenoura (Daucus carota) é uma raiz originária do Afeganistão, que apresentava nos seus primórdios uma cor púrpura, branca ou amarela. A cenoura laranja que consumimos actualmente foi desenvolvida no século XVII na Holanda. Ainda assim, as outras variedades continuam a existir actualmente.

Ao contrário do que é habitualmente dito, apesar do conteúdo de hidratos de carbono ser ligeiramente superior aos restantes hortícolas, o valor energético da cenoura é baixo. A sua cor laranja deve-se à presença de carotenos e é uma fonte de vitamina E e ácido fólico, bem como de potássio e cálcio. Além disso, tem um teor de fibra considerável.

Tabela de composição nutricional (100g de porção edível)

Cenoura crua

Cenoura cozida

Energia (kcal)

19

17

Água (g)

92

91,7

Proteína (g)

0,6

0,7

Lípidos (g)

0

0

Hidratos de carbono (g)

4,4

3,6

Fibra (g)

2,6

3,0

Carotenos (µg)

5600

5780

Vit. E (mg)

0,50

0,50

Ác. fólico (µg)

28

16

Potássio (mg)

312

215

Calcio (mg)

41

45

mg = miligramas. Porção Edível = diz respeito ao peso do alimento que é consumido depois de rejeitados todos os desperdícios.

Fonte: Porto A, Oliveira L. Tabela da Composição de Alimentos. Lisboa: Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge. 2006

Diz-se da cenoura que faz os olhos bonitos! Os carotenos que dão cor laranja à cenoura são transformados em vitamina A depois de absorvidos pelo organismo. A vitamina A é um componente dos pigmentos visuais responsáveis pela recepção de luz na retina dos olhos. Além disso, é importante para uma pele saudável, no crescimento, desenvolvimento ósseo e para a reprodução.

A vitamina E tem uma importante acção antioxidante, evitando os danos nos tecidos. O ácido fólico é fundamental para o bom funcionamento dos sistemas imunitário, nervoso e cardiovascular. A fibra da cenoura ajuda no trânsito intestinal e na redução dos níveis de colesterol do sangue.

Para comprar e conservar opte por cenouras de tamanho pequeno ou médio porque são normalmente as mais saborosas. A cor deverá ser laranja vivo e apresentar uma textura firme. Evitar cenouras com mazelas, manchas e que se apresentem flácidas.

As cenouras frescas conservam-se durante bastante tempo quando armazenadas num local fresco e arejado. No frigorífico poderão ser conservadas durante 2-3 semanas.

A Cenoura e seus Benefícios


Beneficios da cenoura

Uma boa alimentação é mais do que fundamental no nosso dia a dia, as pessoas tem o costume de se alimentar com comidas industrializadas, com comidas sem proteínas e sem os nutrientes necessários que o organismo necessita e é ai que começa a aparecer os primeiros problemas, por isso uma reeducação alimentar é o primeiro passo para corrigir qualquer problema de saúde que a pessoa tiver.

Os alimentos trazem muitos benefícios para a saúde e hoje iremos conhecer os benefícios de um dos alimentos mais conhecidos e mais consumidos no dia a dia, a cenoura, esse alimento é considerado indispensável em nossa alimentação e ele faz bem para muitas coisas como pele, cabelo, ossos e alguns sistemas do nosso corpo, portanto o consumo cenoura diariamente traz muitos benefícios para nós seremos humanos.

São muitos os benefícios da cenoura, esse alimento é rico em muitos nutrientes e hoje iremos conhecer todos eles. Outro ponto positivo desse alimento é que alem de saudável ele tambem é muito saboroso e podemos preparar vários pratos diferentes como bolo, salada fria, salada cozida, entre outros, esse alimento é considerado muito importante durante a fase de crescimento.

 

Benefícios da Cenoura para Pele

A cenoura é muito importante para manter  a beleza da pele a mesma oferece proteínas que permitem que a pele fique mais macia e mais hidratada.

 

Benefícios da Cenoura para Cabelo

São vários os benefícios da cenoura para o cabelo tanto que podemos encontrar hoje em dia muitos produtos com base nesse alimento, o mesmo proporciona mais força ao cabelo e  também estimula o crescimento do mesmo.

 

Benefícios da Cenoura para o Organismo

Esse alimento possui vitamina B e C, a cenoura estimula as glóbulos de defesa do organismo, e também traz sais minerais que são de tamanha importância para a saude como o cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário