quarta-feira, 14 de março de 2012

Fisiologia do Exercício Parte 1

 Índices e conceitos relacionados a fisiologia do exercício

 Consumo Máximo de Oxigênio (VO2máx.):

É a taxa máxima que o organismo de um indivíduo tem de captar e utilizar o oxigênio do ar que está inspirando para gerar trabalho.

VO2 max é diferente de VO2

VO2 refere-se ao consumo de oxigênio pelo organismo numa determinada intensidade de exercício.

Tanto VO2máx. (consumo máximo de oxigênio) como VO2 (consumo de oxigênio) podem ser expressos em:

 a) l . min-1 (litros por minuto = litros de oxigênio absorvidos no espaço de tempo de 1 minuto, pode ser chamado de valor absoluto, Adams 1994).

ou

 b) ml . kg -1 . min -1 (mililitros por quilograma de peso por minuto = mililitros de oxigênio absorvidos por quilograma de peso corporal no espaço de tempo de 1 minuto, pode ser chamado de valor relativo, Adams 1994)

Na literatura também encontramos essas duas expressões na seguinte forma:

 l/min para expressar l . min-1

e

 ml/kg/min para expressar ml . kg -1 . min-1

As expressões l . min-1 e ml . kg -1 . min -1 são consideradas cientificamente corretas.

Para se obter o VO2max relativo a partir do valor absoluto basta transformá-lo em mililitros (ML) e dividi-lo pelo peso corporal do indivíduo. Isto é, um indivíduo que pese 70 kg e possua um VO2 max absoluto de 3,5 l/min-1 terá um VO2max relativo de 50,0 ml . kg -1 . min -1.

Caso tenha o VO2max relativo em mãos e queira transformá-lo em absoluto basta multiplicá-lo pelo peso corporal.

 Pergunta: 

Um sujeito pesa 80 kg e tem um VO2 máximo absoluto de 3,8 min-1 , qual será o seu VO2 máximo relativo?

 Resposta:

3,8 litros (l) é igual a 3.800 mililitros (ml)

3.800 ml / 80 kg / min

47,5 ml . kg -1 . min -1

O VO2max é um bom índice para que possamos classificar o nível de aptidão cardiorrespiratório, ou seja, para que possamos comparar com dados estatísticos. Todas as tabelas de classificação de aptidão física foram desenvolvidas a partir de pesquisas realizadas sobre o consumo máximo de oxigênio - VO2 Máximo.

Essa capacidade (VO2máx.) é limitada por alguns fatores, como por exemplo:

 Fatores genéticos

 Massa muscular

 Aptidão física

 Condicionamento Físico

Pode ser melhorada com o treinamento, porém dificilmente mais que 30%. Esses 30%, caso o indivíduo, antes de iniciar o programa de treinamento, seja uma pessoa destreinada. Caso já seja treinado o percentual de melhora será bem menor.

Quanto maior for o nível de condicionamento físico mais difícil será aumentar essa capacidade, em alguns casos nem é aumentada.

 Por exemplo: 

Enquanto um sedentário pode melhorar seu VO2 máximo em até 30%, um atleta muito bem treinado consegue melhorar seu VO2 max em muito pouco, no máximo em 5%.

 Vejamos esse caso:

Se geneticamente uma pessoa destreinada de 70,0 kg de peso, tem um VO2 Max de 2,5 l/min poderá melhorar seu VO2 em 30% chegando a um VO2 de 3,25 l/min, o que dá um valor relativo de 46,4 ml/kg/min. No entanto para que ela possa estar figurando entre os melhores maratonistas do mundo necessitaria ter um VO2 de 5,0 l/min, ou seja, 70,0 ml/kg/min (média dos melhores maratonistas). Do ponto de vista do VO2 máximo, ela jamais estará entre os melhores do mundo. Isso não quer dizer que não possa completar uma maratona, mas sim que esse indivíduo dificilmente seria um campeão dessa prova.

Mesmo o consumo máximo de oxigênio não sendo aumentado é possível melhorar a performance de um indivíduo.

O VO2 máximo é o melhor índice fisiológico para classificação e triagem, no entanto o Limiar Anaeróbio se mostra mais adequado para aplicação das cargas de treinamento.

 Limiar Anaeróbio:

Refere-se à intensidade de exercício onde o nível de lactato sanguíneo começa a se acumular numa velocidade mais alta do que vinha acontecendo em intensidades de exercício mais leves. A partir desse ponto a velocidade de produção de lactato ultrapassa a velocidade de remoção causando um acúmulo que vai se acentuando cada vez mais.

Existem basicamente dois Limiares:

 limiar 1: representa o ponto onde a produção de lactato é aumentada, mas ainda existe um equilíbrio entre produção e remoção, as fontes aeróbias de energia continuam sendo predominantes no fornecimento de energia para a atividade;

 limiar 2: representa o ponto onde a produção de lactato é aumentada desproporcionalmente ao que vinha acontecendo nas intensidades inferiores de exercício, e a fonte energética aeróbia não consegue mais manter "sozinha" (predominantemente) o fornecimento de energia, passando a necessitar de ajuda das fontes anaeróbias, que acentuam o acúmulo de lactato induzindo à fadiga precocemente.

A partir de agora quando nos referirmos ao Limiar Anaeróbio estaremos nos referindo ao Limiar 2

Até antes do limiar anaeróbio, produção e remoção de lactato estão equilibradas.

Utilizaremos nessa apostila ácido lático e lactato como sendo sinônimos, desprezaremos suas diferenças.

Em qualquer intensidade de exercício existe produção de lactato, porém em intensidades abaixo do limiar esse lactato não se acumula, pois a velocidade de remoção é igual a velocidade de produção. O lactato só vai se acumular quando a velocidade de remoção for inferior à velocidade de produção.

O Limiar Anaeróbio pode ser expresso em:

 VO2: ml.kg-1.min-1;

 Carga: km/h, mph, watts, kp, etc.

 Frequência Cardíaca: bpm

 Freqüência Cardíaca de repouso:

É o número de batimento cardíacos durante um minuto numa situação de repouso.

 Peso:

Refere-se à massa corporal do avaliado

 Freqüência cardíaca máxima (FC Max.):

É a maior freqüência cardíaca atingida no teste. A freqüência cardíaca máxima é atingida quando percebemos que mesmo aumentando a carga de trabalho não existe um aumento da freqüência cardíaca.

Não pode ser alterada com o treinamento físico. O único fator identificado que altera a FC Máx. é a idade. - A FC Máx. é diminuída em 1 batimento a cada ano. Portanto um indivíduo que possui sua FC Máx de 200 bpm com vinte anos de idade deverá ter sua FC Máx. 20 batimento a menos quando estiver com 40 anos de idade, ou seja 180 bpm.

 Carga máxima atingida:

É a carga de trabalho mais alta atingida no teste, geralmente é considerada quando o indivíduo chega à exaustão.

 Freqüência cardíaca do limiar:

É a freqüência cardíaca correspondente à intensidade de trabalho (carga de exercício) onde se verificou o limiar anaeróbio.

 Diferenças:

É interessante que se faça um teste que esteja o mais próximo possível do tipo de atividade que aquela pessoa realiza ou vai realizar, pois resultados entre testes em bicicleta e em esteira são diferentes. Essas diferenças acontecem devido a dois fatores básicos: massa muscular envolvida na atividade e eficiência mecânica.

 Massa muscular envolvida:

Quanto maior a massa muscular envolvida no exercício maior será a sua FC Máxima e também seu VO2 Máximo. É possível que sua FC e seu VO2 do Limiar também sejam maiores. Isso vai depender da eficiência mecânica para determinada atividade.

 Eficiência Mecânica: 

O teste deve ser realizado o mais próximo possível do tipo de movimento envolvido na atividade, para que seja mantida a eficiência mecânica. Por exemplo é muito pouco eficiente um nadador realizar um teste em esteira rolante com objetivo de buscar índices para treinamento ou mesmo para saber se sua aptidão física melhorou, pois a mecânica do nado é muito diferente à mecânica da corrida.

Um dos principais problemas na avaliação da condição física é o tipo de teste a ser aplicado, pois quanto mais próximos da realidade da performance daquela atleta mais difícil de se controlar as variáveis envolvidas, assim como, quanto mais conseguimos controlar as variáveis, mais distantes da performance estamos. Um bom processo de avaliação é aquele que leva em consideração esses parâmetros.

Temos dois pólos, de um lado a eficiência mecânica (performance) do outro o controle de variáveis

Quanto mais eu controlo as variáveis mais influência exerço sobre o avaliado (posso ter uma alteração sobre o resultado), assim como quanto menos influência eu exerço sobre o avaliado (também posso ter uma alteração sobre o resultado, pois tenho menos dados para analisar).

Portanto o processo de avaliação não se resume a um simples teste, seja ele o mais sofisticado possível.

O teste é uma ferramenta pela qual medimos, avaliação é a interpretação dessa medida.

Técnicas e métodos para determinação do limiar anaeróbio

Existem alguns índices que são extremamente importantes para o processo de avaliação e prescrição de atividade física, mais especificamente vamos tratar do Limiar Anaeróbio (LA), que é o melhor índice de referência para aplicação do treinamento físico individualizado.

 O processo de avaliação requer algumas medidas.

Em se tratando de Limiar Anaeróbio vamos ver quais as medidas mais importantes a serem realizadas.

Segue abaixo as variáveis que devem (ou podem) ser medidas para determinação do Limiar Anaeróbio

 Ventilação Minuto (VE) Volume de ar expirado por minuto

 VO2 Consumo de oxigênio

 VCO2 Produção de dióxido de carbono

 Freqüência Cardíaca Batimentos por minuto

 Carga do exercício Intensidade de esforço

 Lactato sanguíneo Concentração de lactato no sangue

 Para que essas variáveis sejam medidas são necessários alguns equipamentos.

 Ergômetro Intensidade do esforço

 Freqüencímetro Batimentos por minuto

 Espirômetro para teste Ergométrico Ventilação minuto

 Espirômetro com Analisador de Gás VO2

 Espirômetro com Analisador de Gás VCO2

 Lactímetro Lactato sanguíneo

 Ergômetro: (Ergometria - Ergo = trabalho Metria = medida)

É um equipamento destinado a medir trabalho físico, podemos citar:

 1) Esteira Ergométrica

 2) Bicicleta Ergométrica

 3) Remo Ergométrico

 4) Ergômetro de Braço

 5) Piscinas Ergometricas

A Piscina Ergometrica possui uma turbina que provoca o deslocamento da água num determinado sentido causando um efeito de correnteza. O indivíduo nada num ritmo suficiente para não deixar que a corrente o leve para trás. A velocidade da "correnteza" vai aumentando na medida que existe a necessidade, quanto mais rápida essa velocidade, maior será a intensidade desenvolvida pelo nadador. O avaliador vai medindo as variáveis de acordo com as necessidades.

É possível improvisar uma piscina ergometrica da seguinte maneira: um cinto é preso à cintura do indivíduo, um cabo é preso ao cinto e passa por duas ou três roldanas; na outra extremidade do cabo temos uma cesta onde são colocados pesos. Os pesos tendem a puxar o indivíduo para trás obrigando-o a aumentar a intensidade de nado.

 Freqüencímetro

Equipamento que se destina a medir ou monitorar a frequência cardíaca do sujeito a ser testado. Os melhores para esse tipo de atividade são aqueles compostos por transmissores (fita transmissora - eletrodos que são colocados no tórax) e receptores (relógio para decodificarem o sinal emitido pelo seu transmissor)

Existem algumas marcas muito boas no mercado, entre elas podemos citar a POLAR

 Espirômetros (alguns chamam de Ergoespirômetros - Espirômetros específicos para Ergometria)

Equipamento destinado a medir as variáveis respiratórias.

Existem espirômetros que medem as variáveis: VE, %O2 e %CO2 (são os espirômetros associados à analisadores de gases). Esses espirômetros permitem a determinação da ventilação minuto (VE) , o consumo de oxigênio (VO2 e VO2 Máximo) e a produção de CO2 (VCO2)

Existem também espirômetros que medem somente a VE (são espirômetros sem a associação à analisadores de gases). São chamados de VENTILÔMETROS

 Lactímetros

Equipamento destinado a medir concentrações de lactato sanguíneo

Podem ser:

 por reação química

 por análise fotoelétrica, como por exemplo o Accusport

Teste para determinação do limiar anaeróbio

Existem duas técnicas básicas:

a) técnica Invasiva

b) técnica não Invasiva

 Qual a diferença entre as duas?

 Na Técnica Invasiva - os resultados são obtidos através da análise de amostras de sangue após ou durante intensidades de esforço diferentes (é invasiva porque existe uma invasão do corpo do sujeito testado).

 Na Técnica não Invasiva - os resultados são obtidos através da análise da resposta ventilatória durante um exercício de cargas progressivas. (não existe invasão do corpo do sujeito). É o chamado Teste Ergoespirométrico.

 Técnica Invasiva

São coletadas amostras de sangue para que seja determinada a concentração de lactato em diferentes intensidades de esforço.

 Pode ser realizada em laboratório ou em campo

 Em laboratório, são:

 Testes Contínuos - com aumento de carga progressivo

 Testes Intermitentes - várias velocidades diferentes com intervalos entre as cargas

 Em Campo:

 Testes Intermitentes - Várias velocidades diferentes com intervalos entre as cargas

 Como são realizados os testes de Laboratório:

 Podem ser testes contínuos com aumento de carga progressivo

Antes de dar início ao teste é coletada uma amostra de sangue para determinação dos níveis de lactato sanguíneo em repouso.

O Avaliado é colocado num Ergômetro para se exercitar; a carga (Intensidade de esforço) é aumentada em espaços de tempo regulares (1, 2 ou 3 minutos). Os espaços de tempo têm que ser sempre iguais, assim como a carga deve ser aumentada sempre na mesma magnitude. O Tempo em que o indivíduo fica se exercitando numa mesma carga é denominado estágio. Ao final de cada estágio é feita a coleta de uma amostra de sangue, sem que o indivíduo pare de se exercitar, para que seja determinada a concentração de lactato correspondente àquela intensidade de esforço. Também é verificada a Freqüência Cardíaca.

O Teste tem início em uma carga relativamente leve e vai aumentando até o indivíduo atingir a exaustão ou o avaliador decidir pela interrupção do teste, é o chamado teste em escada.

 Também podem ser testes intermitentes - Várias velocidades diferentes com intervalos entre as cargas

Os testes intermitentes podem ser realizados tanto em laboratório como em campo.

No laboratório podem ser utilizados Ergômetro, no campo podem ser utilizadas pistas demarcadas (para Corrida ou Ciclismo) ou piscinas (para natação)

É coletada uma amostra de sangue antes do início da atividade para que seja determinada a concentração de lactato durante o repouso.

O Avaliado deve realizar vários tiros de mesma distâncias porém em velocidades diferentes. Geralmente os tiros são em velocidades crescentes. Ao final de cada tiro é coletada uma amostra de sangue para determinação da Concentração de lactato e verificada a FC correspondente àquela intensidade de esforço.

A diferença entre o teste intermitente e o teste com aumento de cargas progressivo é o intervalo de recuperação entre as diferentes intensidade.

 Quando deve ser aplicado?

Testes para determinação de Limiar Anaeróbio devem ser aplicados periodicamente em intervalos de 2 a 3 meses, dependendo dos objetivos para os quais se está treinando.

O problema da aplicação de testes de determinação de Limiar Anaeróbio para um grande numero de pessoas pela técnica Invasiva está no seu controle, cuidados de esterilização e custo.

 A quem deve ser aplicado?

Deve, ou pode, ser aplicado a indivíduos que estejam treinando com objetivos puramente competitivos e em performances que pequenas alterações nos níveis de lactato possam representar a diferença entre o sucesso e o fracasso. A técnica Invasiva consiste em fazer uma pequena incisão na pele do sujeito, o que pode causar dor.

Essa Técnica não é aconselhada a indivíduos que estejam treinando sem grandes objetivos competitivos.

 Quais as vantagens sobre a técnica não Invasiva?

Podemos ter a medida direta das concentrações de Lactato no sangue, sua concentração absoluta e o seu comportamento em diferentes níveis de esforço, desde que o número de amostras seja adequado.

É o tipo de técnica indicado para laboratórios que objetivam pesquisa científica.

 Quais os cuidados a serem tomados?

É um tipo de teste que necessita de um extremo cuidado no manuseio das amostras, ou seja:

 determinar o momento adequado para medida

 a quantidade adequada para medida

 realizar hiperemia do local a ser coletado a amostra

 cuidado com contaminação

 tipo de amostra sanguínea a ser coletada

 entre outros

É um tipo de técnica inadequado quando se pensa em avaliação de um grande número de pessoas.

O cuidado principal com relação a essa técnica é o perigo de contaminação.

Essa contaminação pode ocorrer principalmente por motivos de uma inadequada esterilização da agulha, lanceta ou pipeta que é utilizada para a coleta do sangue.

Hoje quando falamos em sangue logo lembramos do problema da AIDS, portanto esse tipo de técnica deve ser extremamente cuidadoso tanto para avaliado como para avaliador, pois a contaminação pode ocorrer de:

 Avaliado para Avaliado

 Avaliado para Avaliador

 Avaliador para Avaliado

Não se tem notícia de contaminação nesse tipo de teste, porém existe o risco. Por isso é que indicamos essa técnica para laboratórios que objetivam Pesquisa Científica e/ou possuam um rigor científico em suas amostragens.

 Qual é o custo médio do equipamento e de cada amostragem?

O Custo médio do Equipamento que realiza a determinação da Concentração de Lactato por reação química é alto, e são necessárias no mínimo 4 a 6 medidas para que tenhamos um teste adequado (Curva de lactato adequada).

Para cada medida existe o consumo de reagentes químicos, ou seja além do custo da deterioração natural de qualquer equipamento por uso temos também o custo dos reagentes químicos.

O Custo médio do equipamento que realiza determinação da concentração de lactato sanguíneo por análise fotoelétrica está em torno de R$ 2.000,00 (Valor de um Kit). Também são necessárias no mínimo 4 a 6 amostras para que tenhamos um teste adequado (Curva de lactato adequada). Cada fita de amostra custa R$ 7,00, o que dá um custo por teste entre R$ 28,00 e U$ 56,00.

Esse equipamento não é adequado para testes de determinação de Limiar Anaeróbio e sim para amostragens isoladas de concentração de lactato em determinadas performances ou intensidades de esforço.

 Técnica não Invasiva

São medidas as variáveis respiratórias (VE, VO2 e VCO2) para que seja determinada o momento (carga e frequência cardíaca) onde ocorre alterações significativas na Ventilação Minuto (VE) e nas Concentrações de CO2 (VCO2) do ar expirado.

Esse teste é realizado em laboratório e recebe a denominação de Ergoespirométrico, existem alguns equipamentos que permitem que seja feito em campo, no entanto atrapalham muito na performance do sujeito.

 Em laboratório:

 Contínuos com aumento de carga progressiva.

 Intermitentes - Várias velocidades diferentes com intervalos de recuperação entre elas.

 Teste Contínuo com aumento de carga progressivo - Como é realizado o teste

Esse teste pode ser aplicado tanto em atletas como em pessoas que não praticam atividade física regularmente, ou seja pode ser aplicado independente do nível de aptidão física.

O sujeito é colocado sobre o ergômetro, e os equipamentos para as medidas são ajustados ao avaliado.

No avaliado já deverá estar colocada a fita transmissora do frequencímetro

Deverá respirar o tempo todo por uma válvula que direciona o ar expirado, através de uma mangueira, para o Ergoespirômetro onde será analisado. A respiração deverá se processar apenas pela boca, pois o nariz estará tapado por um acessório chamado clip nasal. Essa condição deverá se manter do início ao fim do teste.

O teste deve se iniciar numa intensidade de exercício relativamente leve, para isso devemos realizar uma Anamnese adequada para que o exercício não comece muito leve prolongando o teste por muito tempo ou muito pesado que para que não provoque a fadiga muito rápido tornando-o muito curto .

 O procedimento (protocolo) do teste pode ser da seguinte maneira:

Geralmente são realizados teste de aumento progressivo da carga onde a cada intervalo de tempo pré determinado a carga de trabalho é aumentada sempre na mesma magnitude.

É o protocolo de escada com a vantagem de possibilitar que as variáveis sejam medidas em pequenos espaços de tempo, não necessitando ser medida apenas no final do estágio. Por exemplo se um estágio dura 2 minutos podemos realizar as medidas a cada 15 segundos, ou seja para cada estágio teremos 8 amostras para análise. Caso o teste tenha 6 estágios teremos 48 pontos (amostras) para analisar o que é uma vantagem sobre o teste de lactato.

 Quando deve ser aplicado?

Testes para determinação de Limiar Anaeróbio devem ser aplicados periodicamente em intervalos de 2 a 3 meses, dependendo dos objetivos para os quais se está treinando.

 A quem deve ser aplicado?

Pode ser aplicado a qualquer indivíduo tanto em um atleta de nível internacional como em uma pessoa destreinada

 Quais as vantagens sobre a técnica Invasiva?

 Teste não dolorido.

 Fácil aplicação e manuseio.

 Possibilita a coleta de um número muito maior de pontos para análise.

 Não existe perigo de contaminação por sangue.

 Amostragens sem custos com acessórios descartáveis ou reagentes químicos.

 Quais os cuidados a serem tomados?

 Os cuidados normais exigidos por qualquer teste físico.

 Cuidados na esterilização do bocal e da válvula.

 Qual é o custo médio do equipamento e de cada amostragem?

 Espirômetro com analisador de gases:

O custo de um Espirômetro com Analisador de gases de última geração (completo) não sai por menos de U$ 20.000,00.

Um Espirômetro com analisador de gases de custo médio sai por volta de U$ 15.000,00.

Um Espirômetro com analisador de gases de custo baixo tem um custo médio de U$ 10.000,00.

 Por que são caros:

 As células para análise de gás são extremamente caras;

 Espirômetros com analisadores de gás só existem importados;

 São fabricados para várias funções clínicas, uma delas é determinar a aptidão física, outra utilidade de um analisador de gás é determinar prognóstico de eficiência cardiovascular (Ex. prognóstico para transplante de coração).

Esses itens tornam esses equipamentos extremamente caros, e inviáveis para a utilização em grande escala por Clubes ou Academias

Esses equipamentos requerem aferições e calibrações constantes

Caso necessitem de manutenção terão que ser enviados ao fabricante fora do país.

Devido a isso os clubes que possuem esse tipo de equipamento só o utilizam numa escala pequena (salvo algumas exceções), pois seu desgaste poderá trazer problemas com reposição de peças ou manutenção.

 Espirômetro Nacional sem analisador de gases

O Espirômetro sem analisador de gases completo (com os acessórios: Mangueira, Válvulas, Bocais, Clip Nasal, Suportes para Válvulas, e Software), tem um custo de U$ 2.000,00. Essa diferença em relação aos espirômetros importados com analisador de gases está no fato de ter sido desenvolvido especificamente para testes de Determinação de Limiar Anaeróbio, que é o que interessa para a prescrição de treinamento físico, enquanto as funções clínicas não são objetivo desse equipamento.

Esse equipamento torna viável a utilização em grande escala para Clubes e Academias

Possui algumas vantagens sobre os analisadores de lactato sanguíneo e os Espirômetros com analisadores de gases:

 O custo de um bom analisador de lactato é alto, além de que para cada amostragem existe um custo com os materiais de consumo

 O Espirômetro para determinação do Limiar Anaeróbio não tem consumo de materiais por avaliação, portanto o custo de uma avaliação é igual ao custo de 200.

(Excetuando, é claro, o desgaste do equipamento e a mão de obra)

 Seu custo é baixo em relação a qualquer outro aparelho que tenha como objetivo determinação de limiar anaeróbio.

 Manutenção e reposição de peças rapidamente.

 Assistência técnica nacional.

Caso haja a necessidade de refazer uma avaliação o custo com consumo de materiais não é alterado.

Vamos fazer o cálculo para 500 avaliações para determinação do Limiar Anaeróbio e com o Lactímetro de análise fotoelétrica (que é o equipamento mais barato que existe) e o Espirômetro sem Analisados de gases:

Teste com 4 amostras dará um custo com fitas de amostra de aproximadamente R$ 28,00

28 x 500 = R$ 14.000,00

Impressionante !!!

Percebemos que é barato inicialmente, porém seu custo de amostragens é extremamente alto

Quais são os critérios para se determinar o Limiar Anaeróbio?

 Na técnica Invasiva:

a) 4 mMol - preconiza que quando um indivíduo atinge uma concentração de 4 mMol de lactato por litro de sangue ele está no limiar anaeróbio. Qualquer intensidade acima dessa será interpretada como sendo intensidade anaeróbia ou intensidade acima do Limiar Anaeróbio.

b) Aumento desproporcional da Concentração de Lactato - o Limiar Anaeróbio é determinado numa intensidade onde ocorre um aumento muito grande da concentração de lactato no sangue, pode ser acima ou abaixo da concentração fixa de 4 mMol de lactato sanguíneo.

 Na técnica não invasiva

 Aumento desproporcional da Ventilação - o limiar Anaeróbio é determinado numa intensidade onde ocorre um aumento muito grande do volume de ar expirado quando comparado com as intensidades de exercício mais baixas (Ponto de quebra da Ventilação).

 Aumento desproporcional da Produção de Dióxido de Carbono - o limiar Anaeróbio é determinado numa intensidade onde ocorre um aumento muito grande da produção de Dióxido de Carbono quando comparado com as intensidades de exercício mais baixas.

 Aumento desproporcional na Relação entre VE e VO2 - o limiar é determinada na intensidade onde ocorreu o aumento desproporcional nessa relação quando comparado com as intensidades de exercício mais baixas. Essa relação é calculada dividindo-se o valor da VE pelo valor do VO2

 Aumento desproporcional na Relação entre VE e FC - o limiar é determinada na intensidade de exercício onde ocorreu o aumento desproporcional nessa relação quando comparado com as intensidades mais baixas. Essa relação é calculada dividindo-se o valor da VE pelo valor da FC.

Partindo do princípio de que a Freqüência Cardíaca mantém relação direta com o VO2 entendemos que tanto VO2 como FC são referências fisiológicas compatíveis para, quando relacionas à VE, determinar o Limiar Anaeróbio

 Quais os protocolos mais indicados para determinação de Limiar Anaeróbio?

São utilizados vários protocolos, esses protocolos são escolhidos de acordo com os equipamentos disponíveis e preferência do Avaliador, segue alguns protocolos que podem ser utilizados (vale lembrar que nenhum dos protocolos é infalível, todos possuem sua margem de erro)

Existem várias metodologias para a determinação do Limiar Anaeróbia. Dizer que uma seja melhor que a outra talvez não seja sensato, pois existe muita controvérsia sobre o assunto. O que realmente importa para quem faz utilização prática desse índice fisiológico é a sua aceitação no meio científico esportivo como sendo um critério adequado para prescrição de treinamento

Esses testes são medidas diretas. O Invasivo é uma medida direta de Lactato sanguíneo e o não Invasivo uma medida direta de ventilação. Essa característica dá ao avaliador uma flexibilidade muito grande para escolher ou adaptar o protocolo às individualidades do avaliado. Pois como vai medir diretamente as variáveis não necessita se prender à rigidez de determinados protocolos.

É sempre interessante lembrar que protocolos diferentes podem apresentar resultados diferentes, portanto o profissional de Educação Física deve ter um conhecimento sobre o assunto que permita fazer uma análise adequada sobre o tema.

"O LA, dentro da história recente da fisiologia do exercício, é considerado polêmico e controvertido, sendo inúmeros os conceitos e critérios para sua determinação, o que tem dificultado sua padronização (Wasserman e cols., 1973; Hagberg e cols., 1982; Beaver e cols., 1986; Gaesser & Poole, 1986; Gomes, 1989).

Entretanto, há algumas razões práticas que justificam sua aferição. De acordo comShimizu e cols. (1991) alguns fatores são responsáveis pela variabilidade do LA.

Eles verificaram que em 82% dos casos analisados, a variação era devida ao tipo de protocolo utilizado, em 14% aos vários métodos e critérios de determinação e finalmente, em 4% a variabilidade devia-se a experiência dos Especialistas." (Silva, Yasbek Jr., Romano, Cordeiro & Battistella - 1997)

Nenhum comentário:

Postar um comentário