terça-feira, 13 de março de 2012

LEUCEMIAS

LEUCEMIAS

    A produção descontrolada de glóbulos brancos é causada por mutação cancerígena de células mielóides ou linfóides. Isto provoca leucemia, que é caracterizada por um grande aumento do número de glóbulos brancos anormais no sangue circulante. 
    Tipos de Leucemias. As leucemias são divididas em dois tipos: as leucemias linfóides e as leucemias mielóides. As leucemias são causadas por uma produção cancerosa de células linfóides, comumente começando num linfonodo ou noutro tecido linfóide e, em seguida, disseminando-se para outras áreas do corpo. O segundo tipo de leucemia, a leucemia mielóide, inicia-se por uma produção de células mielóides jovens na medula óssea que depois se espalham pelo corpo, de modo que os glóbulos brancos são produzidos em muitos órgãos extramedulares, especialmente nos linfonodos, no baço e no fígado.
    Na leucemia mielóide, o processo canceroso ocasionalmente produz células parcialmente diferenciadas, resultando em leucemia neutrofílica, leucemia eosinofílica, leucemia basofílica e leucemia monocítica. Mais freqüentemente, entretanto, as células leucêmicas são bizarras e indiferenciadas, não se identificando com qualquer um dos glóbulos brancos normais. Comumente, quanto mais indiferenciada é a célula, mais aguda é a leucemia, geralmente levando à morte dentro de poucos meses se não for tratada. Com algumas células mais diferenciadas, o processo pode ser crônico, algumas vezes se desenvolvendo vagarosamente durante 10 a 20 anos. 
    As células leucêmicas, especialmente aquelas muito indiferenciadas, comumente não são funcionais para proporcionar a proteção usual contra infecção associada aos glóbulos brancos. 

Efeitos da leucemia no corpo –

    O primeiro efeito da leucemia é o crescimento metastático das células leucêmicas em áreas anormais do corpo. As células leucêmicas da medula óssea podem se reproduzir tão intensamente que elas invadem o osso adjacente, causando dor e, por vezes, tendência a fácil fratura óssea. Quase todas as leucemias disseminam-se para o baço, linfonodos, fígado e outras regiões especialmente vascularizadas, quer a leucemia se origine nos linfonodos ou na medula óssea. Em cada uma destas áreas, o crescimento celular rápido invade os tecidos vizinhos, utiliza os elementos metabólicos desses tecidos e, conseqüentemente, causa destruição tecidual.
    Efeitos comuns na leucemia são o desenvolvimento de infecções, anemia grave e tendência a sangramento causada por trombocitopenia. Estes efeitos resultam, principalmente, da mudança da medula óssea e células linfóides normais por células leucêmicas não-funcionais.
    Finalmente, talvez o efeito mais importante da leucemia sobre o organismo seja o uso excessivo de substratos metabólicos pelas células cancerosas em crescimento. Os tecidos leucêmicos produzem novas células tão rapidamente que demanda extraordinárias são feitas nos líquidos corporais por matérias-primas, especialmente aminoácidos e vitaminas. Conseqüentemente, a energia do paciente se esgota, e a utilização excessiva dos aminoácidos causa rápida deteriorização das proteínas normais dos tecidos. Assim, enquanto os tecidos leucêmicos crescem, os demais se tornam debilitados. Após inanição metabólica Ter prosseguido bastante, ela sozinha é suficiente para causar a morte.

Células Leucêmicas -

Apoptose das células leucêmicas –

Nenhum comentário:

Postar um comentário