terça-feira, 27 de março de 2012

LORDOSE


Lordose



coluna vertebral possui curvaturas por toda sua extensão, desde a região cervical até a sacrococcígea. Nas regiões cervical e lombar, essa curvatura é chamada de lordose, adquirida a medida em que o indivíduo assume a postura ereta.

1 - Posição normal da coluna; 2 - Hiperlordose

A lordose passa a ser considerada uma deformação quando atinge um ângulo superior a 60° na coluna cervical ou está entre 40° e 60° na coluna lombar, passando a chamar-se hiperlordose, que pode estar associada a uma anteversão pélvica, no caso da lombar, ou uma proeminência da cabeça, na cervical.

A má postura é um fator importante na formação da hiperlordose, já que atinge principalmente as mulheres, acostumadas ao uso do salto e a práticas físicas como o balé. As gestantes, na tentativa de compensar o peso da barriga, jogam a coluna para trás, assumindo assim uma postura incorreta, o que faz com que a lordose torne-se acentuada, uma vez que após o parto a musculatura permanece flácida e acaba por dificultar o retorno à postura correta.

Outro vilão que leva a mulher à hiperlordose é o culto ao corpo, em especial ao bumbum. Exercícios feitos inadequadamente, com o intuito de trabalhar a região glútea, sobrecarrega a musculatura lombar.

O indivíduo com hiperlordose sente dores nas costas durante as atividades que envolvem a extensão da coluna lombar, como o ficar em pé por muito tempo, por exemplo. Como a flexão do tronco usualmente alivia a dor, o indivíduo frequentemente prefere sentar ou deitar.  O diagnóstico precoce de deformidades na coluna ajudam em muito o prognóstico, ou seja, quanto mais cedo se detectar a hiperlordose, mais fácil fica para se tratar. Exames físicos, com uma detalhada observação do paciente, complementados por radiografiasão a melhor maneira de detecção.

O paciente com um estado clínico sugestivo à uma deformidade na coluna é submetido ao raio x, ficando de pé e nas posições frente, costas e perfil, de preferência com toda a coluna incluída no mesmo filme, para que assim sejam mensuradas posteriormente, em ângulos, as deformidades através da radiografia.

Como não há um tratamento específico para a hiperlordose, são recomendados, normalmente, exercícios dealongamento e a Reeducação Postural Global (RPG), podendo ser bem complementada com o uso de coletes ou palmilhas posturais caso seja necessário. Porém o tratamento serve apenas para correção postural e alívio das dores musculares.

O homem moderno é muito suscetível à hiperlordose devido ao estilo de vida por passar am maior parte de seu tempo sentado, uma posição em que os tecidos posteriores são forçados a alongarem-se em excesso, permitindo que o disco invertebral seja empurrado para trás. Esse fato se agrava com a má postura ao sentar-se, não apoiando as costas de maneira correta, ou simplesmente por utilizar cadeiras sem encosto.

Para esses casos é recomendada a prática de exercícios que fortaleçam os músculos extensores, e assim recriar a lordose fisiológica ou original.


Como corrigir uma lordose ligeira

A lordose é frequentemente provocada por um abdómen excessivamente pesado ou por músculos abdominais fracos. Em muitos casos, pode ser corrigida perdendo peso ou exercitando e reforçando os músculos abdominais

Entre os exercícios de correcção, incluem-se as flexões abdominais – v. exercício físico. Um outro exercício consiste em encostar-se a uma parede com os pés a alguns centímetros de distância desta. Projecte a pélvis para a frente, até tocar com os rins na parede.

Quando está de pé ou sentada, endireite a região lombar inferior. A utilização de sapatos de salto alto deve ser reduzida ao mínimo possível.

Ombros curvados para a frente

Este problema, vulgar nos adolescentes, corrige-se em geral por si próprio, passada a fase de crescimento, e principalmente quando o adolescente adquire mais confiança em si. Aconselhe-o a endireitar as costas, mas não esteja sempre a maça-lo com recomendações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário