segunda-feira, 26 de março de 2012

RADICAIS LIVRES

Radicais livres são átomos ou moléculas com elétrons não pareados, ou seja, falta em sua estrutura química um elétron. Por esse motivo, os radicais livres atacam outras moléculas para “roubar” elétrons e assim se tornarem estáveis. Essas moléculas atacadas se tornam radicais livres e irão tentar o mesmo com outras moléculas, estabelecendo assim uma reação em cadeia que pode causar vários danos à um organismo.

Devido à presença de elétrons desemparelhados, os radicais livres são altamente reativos e podem participar de reações colaterais indesejáveis, resultando em danos celulares. Muitas formas de câncer são consideradas como o resultado de reações entre radicais livres e DNA, resultando emmutações que podem afetar negativamente o ciclo celular e, potencialmente, levar a malignidade. Além disto, os radicais livres promovem o processo de envelhecimento e estão relacionados com as doenças cardíacas, com o Mal de Parkinson e de Alzheimer.

A formação de radicais livres ocorre continuamente no nosso organismo. Reações internas que servem como fontes de radicais livres incluem aquelas envolvidas na cadeia respiratória, na fagocitose, reações envolvendo ferro e outros metais de transição, exercícios físicos, entre outras. A prática de exercícios físicos de grande intensidade aumenta o consumo de oxigênio no corpo que consequentemente leva á liberação de radicais livres. Por isso, é muito comum atletas além de possuírem uma alimentação rica em frutas e legumes, consumirem cápsulas de antioxidantes que são substâncias que ajudam a combater e neutralizar os radicais livres.

Os radicais livres também podem ser produzidos devido a fatores externos. Algumas fontes externas geradoras de radicais livres são a fumaça de cigarro, álcool, poluentes ambientais, radiação, luz ultravioleta, drogas pesticidas, algunssolventes industriais, entre outras.

Infelizmente hoje em dia, as tensões da vida moderna combinada com a idade e as deficiências nutricionais (alimentação rica em gorduras saturadas, açúcares e pobres em nutrientes), contribuem para o aparecimento de radicais livres no organismo. Portanto é muito importante, adicionar a dieta alimentar muitas verduras, frutas, legumes, cereais integrais que são fontes de antioxidantes, que protegem o corpo dos efeitos prejudiciais dos radicais livres.

Normalmente, o organismo pode lidar com os radicais livres através dos antioxidantes naturais como as enzimas glutationa, a catalase esuperóxido dismutase. Porém, se estas não forem suficiente, devido à produção excessiva de radicais livres, muitos danos podem ocorrer. Portanto uma alimentação saudável rica em antioxidantes (vitamina C,vitamina Evitamina A e beta-caroteno) é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo.



Saiba como incluir os antioxidantes na sua dieta!

Os alimentos, principalmente frutas, hortaliças, oleaginosas, estão repletos de substâncias antioxidantes, que previnem os danos causados por radicais livres, os mesmos que são responsáveis por patologias e envelhecimento precoce. Os antioxidantes estão relacionados à menor incidência de câncer, aumento do sistema imune, prevenção de glaucoma e degeneração macular, redução do risco de doenças cardíacas e oxidação de lipídeos no sangue, bem como redução de demais patologias e do envelhecimento precoce.
Cada alimento possui substâncias particulares e distintas que em combinação uns com os outros potencializam sua ação no organismo. 
Alguns bons exemplos:
Vitamina A: também conhecida como retinol, é uma vitamina lipossolúvel, que ocorre apenas em alimentos de origem animal.  Os carotenóides, no entanto, servir como uma grande fonte de alfa, beta e gama-caroteno que o nosso corpo converte em vitamina A e pode ser encontrado em muitos legumes e frutas. Como um poderoso antioxidante, a vitamina A é importante contra o estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", dentro de nossos corpos, protegendo-nos dos problemas de saúde como a catarata, aterosclerose, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer. Vitamina C: é um antioxidante poderoso e eficaz que protege nosso organismo de radicais livres que causam o estresse oxidativo. Excesso de estresse oxidativo, ou "ferrugem celular", pode levar a uma série de graves condições médicas, como a aterosclerose, que pode causar doença cardíaca e derrame, e está associado com muitos tipos diferentes de câncer, incluindo o pulmão, boca, garganta, cólon , estômago e esôfago. A vitamina C também ajuda a regenerar suas fontes de vitamina E (um antioxidante útil).
Vitamina E: solúvel em gordura e antioxidante, possui propriedades anti-inflamatórias, além de leve propriedade como anticoagulante. Embora o uso de vitamina E como suplemento ainda seja controverso, os suplementos são úteis para em casos de doenças.
Selênio: Uma ingestão adequada de selênio é adequada para manter os níveis adequados de glutationa peroxidase, enzima que contêm selênio. O baixo selênio também está associado a níveis elevados de interleucina-6, citocina que ativa o sistema imune. O micronutriente está envolvido no processo metabólico dos lipídeos, atuando também como potente antioxidante.
Licopeno: você os encontra em alimentos como tomates, melancias, goiabas, pertence ao grupo dos carotenóides que agem na prevenção do envelhecimento precoce, defesa imune e proteção contra o câncer, em especial ao câncer de próstata. Quer uma boa dica? Faça seu próprio molho de tomate ao invés de molhos industrializados e não desperdice as goiabas quando estão na época, o fruto também é rico em vitamina C.
Luteína e zeaxantina: Carotenóides importante à saúde ocular, prevenindo a catarata e a degeneração macular. Se você consome pimentões, milho, gema de ovos, couve e espinafre estará trazendo grandes benefícios à sua saúde.
Antocioninas: Inibem a formação de coágulos sanguíneos, dando uma força à circulação como também ao sistema imune. As frutas como açai, cereja, amora, uva são ricas em antocioninas.
Então, você tem muitos motivos para variar mais seu cardápio. Os alimentos estão disponíveis com  objetivo de proteger seu organismo.
Como incluir antioxidantes no cardápio? Uma abordagem positiva é manter a variedade no consumo de alimentos de origem vegetal, os alimentos possuem uma combinação de nutrientes individuais e únicos. O Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde recomenda 400 gramas ou 5 porções de frutas e vegetais ao dia, isso seria o mínimo, muitas vezes não atingível à maioria da população.
Por meio de um ou mais mecanismos, os antioxidantes são substâncias que retardam a velocidade da oxidação, retardando a formação de radicais livres. Alimentos fornecem substâncias antioxidantes. Os antioxidantes mais comuns são as vitaminas C, E e A, betacaroteno e outros carotenóides, flavonóides, selênio, biotina, coenzima Q10, ácido alfalipóico.
A forma mais simples e eficaz para alcançar uma boa saúde e longevidade é o foco sobre a nutrição diária. A melhor maneira de repor as necessidades do organismo com antioxidantes está em realizar uma alimentação variada. A grande recomendação é consumir a quantidade necessária de fitoquímicos, sem ingerir frutose em excesso. Uma das opções está nos sucos de hortaliças e legumes, acrescentando uma variedade de folhas verdes escuras... Outra, é utilizar e ervas e condimentos como orégano, cúrcuma, canela, gengibre...; variar o consumo de frutas entre as refeições; optar pelas nozes, castanhas, amêndoas como lanches, incluir cereais e grãos integrais... As opções são distintas, use a criatividade, otimize sua dieta.


Ter uma boa qualidade de vida é algo que todos nós sonhamos. Mas isso depende muito mais de nós mesmos do que de qualquer outra coisa. Por isso comece cuidando da sua alimentação e tenha mais saúde!!!!

Estresse oxidativo e antioxidante

O estresse oxidativo parece estar envolvido como causa de várias doenças crônicas não transmissíveis como o câncer e as doenças cardiovasculares.
O estresse oxidativo envolve diversas reações orgânicas que resultam na produção de radicais livres, principalmente os da espécie reativa de oxigênio, isto significa que as moléculas ficam instáveis neste componente, precisando de oxigênio para equilibrar-se.
 Os antioxidantes funcionam de modo a interagir com estes radicais, eliminando-os.
De fato os radicais livres fazem parte da homeostase do próprio organismo, eles influenciam na proliferação celular nas atividades necrótica e apoptótica das células, isto é reações de morte celular. Estas atividades são inerentes a vida já que muitas células doentes e agentes patógenos devem ser destruídas, daí o mecanismo dos radicais ser importante.
Esta atividade é controlada pelos antioxidantes, quando a carga de antioxidantes é baixa a atividade fica sem controle e acaba por desencadear uma cascata de destruição.
Células como neutrófilos, monócitos e macrófagos, células de defesa também produzem radicais livres como mecanismo defensor.
Os principais compostos oxidantes são: superóxido e óxido nítrico.
Entende-se então que os antioxidantes são necessários, pois eles equilibram os danos oxidativos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário