terça-feira, 27 de março de 2012

DOR NAS COSTAS


Dorsalgias!


 Dorsalgia é conceituada como condição álgica (dolorosa) sediada na região torácica posterior (costas). Nesta região estão localizadas a coluna vertebral torácica, músculos, tegumento (pele) e costelas. Diversos fatores podem ocasionar dor em região torácica posterior como traumas, inflamações, afecções nervosas, má postura, problemas viscerais (pâncreas, pulmões, brônquios, esôfago, estômago, vias biliares, miocárdio, pericárdio, aorta), dentre outros.
A dor nas costas é uma das queixas mais frequentes da humanidade. Estima-se que entre 65% e 80% da população mundial desenvolvam este problema em alguma fase das suas vidas.

Anatomia


A região dorsal  se situa entre a coluna cervical e a lombar. Uma importante característica é a presença das costelas direita e esquerda partindo da coluna e se fixando no osso externo que fica na região anterior entre os seios/peito, formando um arcabouço que protege órgãos importantes como coração e pulmão. Isso gera uma menor mobilidade nessa região da coluna vertebral.

É formada por 12 vértebras (T1 à T12) juntamente com seus respectivos discos intervertebrais e possui uma rede de músculos que a envolve.
A figura ao abaixo em vista posterior representa as vertebras torácias, as costeleas, escápulas, clavículas e o úmero.


Causas de Dor na Região Dorsal
Serão relatadas abaixo algumas das causas de dor em região dorsal.

Mecânicas / Degenerativas: conhecidas como dorsartroses, discopatia, degeneração discal, desidratação,
rotura, protusão, etc.
Posturais: Dentre as deformidades vertebrais mais discutidas está a escoliose, uma deformidade tridimencional de causa ainda desconhecida, caracterizada por um desvio tanto no plano frontal (maior que 10º) como também no plano sagital e rotacional. Além dela outra deformidade comum em região dorsal é a hipercifose, caracterizada pelo aumento da curvatura fisiológica dorsal. 
Miofasciais: A Síndrome Dolorosa Miofascial (SDM) comprometendo o dorso é uma das causas freqüentes de dor nesta região. São formados pontos de dor que podem acometer os músculos que pertencem ou não ao segmento dorsal. A característica clínica essencial da dor é estar associada à palpação de bandas musculares tensas (tender points) e a presença de pontos-gatilhos (triggerpoints) que desencadeiam um padrão de dor referido à distância.
Traumáticas: a fratura da coluna vertebral pode ser decorrente de traumatismo em flexão, compressão ou
misto. Pode estar associada ao quadro de Osteoporose que diminui a mineralização óssea tornando-o mais fraco. 
Metabólico: a Osteoporose é a principal afecção de origem osteo-metabólica sendo caracterizada pela baixa densidade óssea e destruição gradativa da microarquitetura óssea que consequentemente predispõe a uma
fragilidade óssea aumentada e maior risco de fraturas. Estima-se que 35% das mulheres acima de 50 anos terão grande probabilidade de desenvolver uma cifose dorsal por achatamento vertebral.
Além dessas existem outras causas como as Neoplásicas, Viscerais, Psicogências, Infecciosas, Reumatológicas etc.

Dor!!! E agora?
O ideal é que apresentando dor em região dorsal você procure seu médico especialista em coluna e relate todos os sintomas apresentados. Ele fará uma avaliação e solicitará exames como radiografias, tomografias computadorizadas, ressonância magnética, cintilografia óssea, etc. para avaliar quais problemas você apresenta. 
Dependendo do grau de sua lesão ele poderá sugerir um tratamento cirúrgico ou um tratamento conservador (Fisioterapia). 90% dos casos o indicativo é de tratamento conservador salvo se o problema for ocasionado por traumatismo, onde a cirurgia é de suma importância. 
A Fisioterapia dispõe de um leque de tratamentos para os quadros de dor e de alterações posturais. Dentre eles posso citar a Quiropraxia, Fisioterapia Convencional, RPG (reeducação postural global), Pilates, Acupuntura etc.

Um comentário:

  1. Por muitos anos sofri de fortes dores nas costas que às vezes não conseguia me mover. Pratiquei judô por mais de 15 anos da minha vida e no final, as dores nas costas me levaram a todo tipo de atividade física. Há um ano minhas dores desapareceram depois de usar a mistura de ervas do Dr. James graças ao seu tratamento natural. Encontrei na internet que qualquer pessoa pode contatá-lo em seu e-mail @ drjamesherbalmix @ gmail.com. Pelo menos seu tratamento me curou completamente. Espero que seja útil para você, pois aconteceu comigo. O medicamento fitoterápico do Dr. James é feito de ervas naturais, sem efeitos colaterais e fácil de beber. Se você tem a mesma dor nas costas ou qualquer tipo de doença humana, incluindo HIV / AIDS, câncer de herpes, câncer de ovário, câncer de pâncreas, câncer de bexiga, câncer de bexiga, câncer de próstata, glaucoma., Catarata, degeneração macular, doença cardiovascular, autismo, pulmão doença. Próstata aumentada, Osteoporose. Doença de Alzheimer, psoríase, Doenças de Tach, Lúpus,
    Demência.Câncer de rim, câncer de pulmão, câncer de pele, câncer de pele e câncer de pele. Câncer testicular, LEUCEMIA, VÍRUS, HEPATITE, INFERTILIDADE MULHERES / LOTERIA. E-MAIL DE CONTATO: drjamesherbalmix@gmail.com WHATSAPP: +2348152855846

    ResponderExcluir