TECIDO CARTILAGINOSO Considerado uma forma especializada de tecido conjuntivo de consistência rígida. Desempenha a função de suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares onde absorve choques e facilita os deslizamentos, é essencial para a formação e o crescimento dos ossos longos. Este tecido é composto por células: condrócitos, condroblastos e por uma matriz: moléculas muito unidas (dão resistência). Como características gerais: - lisos; - rígido; - duro; - resiliência (flexibilidade). Como funções gerais: - suporte de estruturas; - geração de ossos (crescimento em comprimento); - revestimento de superfícies articulares. Obs. Ao contrário do que se pode pensar, a matriz do tecido cartilaginoso não possui cálcio!!! Matriz Cartilaginosa: - Colágeno tipo II somente ou colágeno + elastina; - PG; - Glicoproteínas adesivas; - Água de solvatação. Obs. Tecido cartilaginoso é “duro” devido a água de solvatação que o mantém túrgido. Obs`. Este tecido é avascularizado, sendo nutrido através do pericôndrio e possuidor de baixo metabolismo. Tipos de cartilagens: a) Cartilagem Hialina: a fresco = assume coloração branca-azulada, lisa e translúcida. - matriz: fibrilas de colágeno tipo II, PG, glicoproteínas adesivas, água de solvatação e GAG (ácido hialurônico, condroitinsulfato e queratosulfato). Obs. Agrecana é o nome da molécula formada (ácido hialurônico + PG). Possui muita água de solvatação para absorver impactos. (observe figura).
A união de PG às fibrilas de colágeno ocorrem devido a existência de glicoproteínas adesivas (condronectinas). Alguns conceitos do tecido cartilaginoso: - Condroblasto origina condrócito estes por sua vez estão sempre agrupados formando grupos isógenos (originam-se de um único condroblasto). - Condrócito apresenta muito RER e um aparelho de golgi bem desenvolvido. - Pericôndrio: formado por tecido conjuntivo denso; responsável pela nutrição da cartilagem, este por sua vez é vascularizado. - Condroblasto situa-se entre pericôndrio e a matriz intersticial. - Condrócito produz ATP por anaerobiose (fermentação) resultando em ácido lático. - Células cartilaginosas tem origem mesenquimal. - Crescimento da cartilagem dá-se de 2 formas: - Aposicional: cresce a partir do pericôndrio; - Intersticial: cresce a partir do condrócito. b) Cartilagem Elástica: diferencia-se da hialina apenas por apresentar fibras de elastina em sua matriz além do colágeno tipo II. c) Cartilagem Fibrosa: também conhecida por fibrocartilagem; é um tecido de características intermediárias entre o tecido conjuntivo denso e a cartilagem hialina. Sempre associada ao tecido conjuntivo denso. Nesta fibrocartilagem não observa-se pericôndrio. O esquema abaixo demostra a transição entre pericôndrio a e cartilagem hialina.
O esquema abaixo demostra a histogênese da cartilagem hialina, inicialmente o mesênquima e por fim os grupos isógenos de condrócitos.
Obs. Quando lesadas as cartilagens não regeneram-se bem já que as cicatrizes são de tecido conjuntivo denso. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário