terça-feira, 27 de março de 2012

BURSITE


Podemos definir a bursite como uma inflamação da bursa, ou seja, uma pequena bolsa contendo líquido que envolve as articulações e funciona como um entre os ossos, tendões e tecidos musculares.

Os locais mais afetados desta inflamação são: ombros, cotovelos, quadris e joelhos. Ela ocorre mais no ombro devido à grande quantidade de  que na região existem.

Alguns dos sintomas da bursite:
. Dor
. Edema
. Inflamação
. Restrição de movimentos

As causas mais comuns:
. Traumatismos
. Infecções
. Lesões por esforço
. Uso excessivo das articulações
. Movimentos repetitivos
. Artrite (inflamação das articulações)
. Gota (depósito de cristais de ácido úrico na articulação)

Dicas:
1. O descanso pode ser um fator a melhorar a bursite, evite movimentos bruscos e cargas pesadas.
2. Utilize sapatos confortáveis, de preferência tênis com amortecimento.
3. Procure sempre orientação médica e nunca tome medicação por conta própria!!!
4. Faça a utilização de gelo, para diminuir o inchaço da inflamação.
5. Use acessórios para alcançar algo a distância, como escada, bancos ou outros.
6. Realize exercícios, com orientação médica e de um profissional de Educação Física. Jamais os realize sem supervisão de um profissional.
7. Não ignore dor no ombro e jamais rotule a dor no ombro como bursite, especialmente se a dor não melhorar após alguns dias de descanso. Existem muitas doenças para as quais uma dor no ombro é um sintoma, mas nenhuma cuja dor e inchaço devem ser ignorados.
É preciso que esta dor seja examinada por um especialista, de preferência por um médico se a dor no ombro estiver interferindo em suas atividades diárias ou no sono.

Veja abaixo uma relação de perguntas e respostas mais comuns relacionadas ao tema.

O que é bursite?
Qualquer processo inflamatório das bursas é chamado de bursite.As bursas (bolsas) são estruturas que se localizam junto a proeminências ósseas e têm como função evitar o atrito entre essas proeminências ósseas e outras estruturas como tendões, músculos e mesmo com a derme (pele).

Em que partes do corpo ela pode se manifestar?
Os locais mais comuns de manifestação clínica são o ombro, quadril, cotovelo e joelho.

Quais são as causas?
No ombro esforços repetitivos de levantamento dos braços acima dos ombros fazem com que a bursa sofra um pinçamento entre a cabeça do úmero e a escápula (síndrome do impacto). Esses microtraumas repetitivos causam inflamação da bursa (bursite), provocando de dor a mobilização do ombro.No quadril a causa principal é dormir de lado sobre colchões extremamente duros.No cotovelo e no joelho a principal causa é o trauma direto.

Quais são os sintomas?
As bursites do ombro e do quadril têm como principal sintoma a dor.Nas bursites do joelho e do cotovelo o principal sintoma é o aumento de volume local.

Quem é mais acometido?
Existe um ligeiro predomínio do  feminino nos pacientes com queixas de bursite.

Como se faz o diagnóstico?
A suspeita diagnóstica é feita pela história clínica e pelo exame físico. Exames subsidiários como ultra- e ressonância magnética podem confirmar o diagnóstico.

Como se trata?
O tratamento é eminentemente clínico, por meio de orientação para evitar posturas, movimentos ou exercícios que provoquem a bursite. Associa-se fisioterapia com exercícios de reequilíbrio muscular (fortalecimento e alongamentos) e o uso de diatermia (calor profundo).  antiinflamatórios e analgésicos ajudam a aliviar os sintomas.

Quando se indica o tratamento cirúrgico?
Nos raros casos em que não se obtém sucesso com o tratamento conservador e os sintomas permanecem, está indicado o tratamento cirúrgico.

Acupuntura ajuda no tratamento?
A Acupuntura é um tratamento alternativo que utilizado em conjunto com os tratamentos convencionais pode ser um grande aliado no combate à bursite, pois melhora rapidamente os sintomas, sobretudo a dor, sem agravar o quadro como pode acontecer com as infiltrações.

Existem remédios naturais que combatem a bursite?
A muitos anos que os chás são usados, mas agora que estamos dando mais valor aos efeitos positivos. A quem diga que o chá de unha-de- ajuda a combater a bursite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário