sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Veterinária


Registro de BlogJan 17, '12 10:01 PM
para todos
Quiropraxia é uma terapia manual holística e complementar. Isso quer dizer que o quiropraxista trata os animais através apenas das mãos, enxergando-os como um todo e relacionando o ambiente ao organismo, visando o equilíbrio das funções ideais, saúde e qualidade de vida.

O princípio da Quiropraxia é tratar as disfunções das articulações e principalmente da coluna vertebral, que acarretam problemas diversos. Através de ajustes simples e precisos, o profissional estimula o sistema nervoso e, consequentemente, todas as estruturas que mandam e recebem informações dele. Assim, potencializa a capacidade intrínseca do corpo dos cães, gatos, equinos , além de outras espécies, de se curar e manter-se são.
Um dos focos do tratamento quiroprático é o Complexo de Subluxação Vertebral, muitas vezes a causa primária das doenças articulares, endócrinas, problemas musculares ou de locomoção, queda de performance, entre outros. Um simples desalinhamento de uma unidade dinâmica (conjunto de vértebras) ou diminuição de seu movimento correto causa interferência da via neural, tornando-a ineficiente.
Alguns casos de indicação da técnica em cães e gatos são:
- Diminuição da dor em casos de displasia coxo-femoral;
- Espondilose  (‘bico de papagaio’);
- Osteoartrites;
- Granuloma por lambedura;
- Assimetria de membros e de andadura;
- Neuropatias e Miopatias;
- Problemas reprodutivos e urinários de fundo neurológico;
- Atrofia muscular;
- Reabilitação nas hérnias de disco;
- Fraturas e Instabilidade vertebrais;
- Doenças metabólicas;
- Estímulo do sistema imunológico;
- Tratamento preventivo e de manutenção da saúde.
A quiropraxia é uma arte bastante reconhecida em países da Europa e nos Estados Unidos por sua eficácia e segurança. Não visa substituir os cuidados veterinários convencionais, mas sim somar e acelerar o processo de reabilitação, sem o uso de fármacos ou procedimentos cirúrgicos. Ainda, quando aplicada corretamente, em muitos casos apresenta uma ótima resposta já na primeira sessão. A quiropraxia busca a fundo a causa do problema e, portanto, tem efeitos reais e duradouros.
Algumas dúvidas frequentes:
O tratamento quiroprático machuca?
Não. Geralmente o animal pode se sentir um pouco cansado ou dolorido logo após o ajuste quiroprático, decorrente do estímulo do ajuste. O que é desejável, uma vez que o ajuste ‘reseta’ o sistema nervoso, fazendo com que este volte a funcionar corretamente.
É verdade que o tratamento estala a coluna?
Na realidade, o som produzido normalmente pelas articulações dos humanos pode ocorrer nos animais, mas não se relaciona com o ajuste ou eficácia deste.
Meu animal vai ter que ficar parado ou preso?
Não. O animal pode se mexer a vontade, se assim desejar. Sugere-se evitar movimentos bruscos, como subir em camas ou sofás ou descer e subir escadas.
De quanto em quanto tempo é feito o tratamento?
O tratamento quiroprático é  feito de acordo com a resposta do animal. No mínimo, se aguardam sete dias, mas geralmente as sessões são realizadas em intervalos de quinze dias, evoluindo para trinta, sessenta e então semestralmente, para manutenção. É essencial que o proprietário converse e relate ao quiropraxista quaisquer mudanças no animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário