sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Primeiros Socorros - Parte 5


          Ressuscitação Cárdio Pulmonar (RCP)
                                                      



Conjunto de medidas emergenciais que permitem salvar uma vida pela falência ou insuficiência do sistema respiratório ou cardiovascular. Sem oxigênio as células do cérebro morrem em 10 minutos. As lesões começam após 04 minutos a partir da parada respiratória.
CAUSAS DA PARADA CARDIORRESPIRATÓRIA
 Asfixia. Intoxicações. Traumatismos. Afogamento. Eletrocussão (choque elétrico). Estado de choque. Doenças.
COMO SE MANIFESTA
 Perda de consciência.
 Ausência de movimentos respiratórios.
 Ausência de pulso.
 Cianose (pele, língua, lóbulo da orelha e bases da unhas arroxeadas).
 Midríase (pupilas dilatadas e sem fotorreatividade).
COMO PROCEDER
 Verifique o estado de consciência da vítima, perguntando-lhe em voz alta: "Posso lhe ajudar".
 Trate as hemorragias externas abundantes.
 Coloque a vítima em decúbito dorsal sobre uma superfície dura.
 Verifique se a vítima está respirando.
 Realize a hiperextensão do pescoço. Esta manobra não deverá ser realizada se houver SUSPEITA DE LESÃO NA COLUNA CERVICAL - neste caso realize a tração da mandíbula, sem inclinar e girar a cabeça da vítima.
 
Verifique se as vias aéreas da vítima estão desobstruídas aplicando-lhe duas insulflações pelo método boca-a-boca.
 Verifique se a vítima apresenta pulso, caso negativo inicie a massagem cardíaca externa.
 Posicione as mãos sobre o externo, 02 cm acima do processo xifóide.
 Mantenha os dedos das mãos entrelaçados e afastados do corpo da vítima.
 Mantenha os braços retos e perpendiculares ao corpo da vítima.
 Inicie a massagem cardíaca comprimindo o peito da vítima em torno de 03 a 05 cm.
 Realize as compressões de forma ritmada procurando atingir de 80 a 100 compressões por minuto.
 Caso esteja desacompanhado deve intercalar duas insulflações a cada 15 compressões. Se estiver acompanhado de outra pessoa com o devido treinamento, deve intercalar uma insuflação a cada 05 compressões.

Dificuldade ou parada respiratória, podendo ser provocada por: choque elétrico, afogamento, deficiência de oxigênio atmosférico, obstrução das vias aéreas (boca, nariz e garganta) por corpo estranho, envenenamento, etc,. A falta de oxigênio pode provocar seqüelas dentro de 3 a 5 minutos, caso não seja atendido convenientemente.
RCPINSULFLAÇÕESCOMPRESSÕES
01 prestador de socorro0215
02 prestadores de socorro0105
Após 04 ciclos monitorar novamente os sinais vitais
NÃO INTERROMPA A RCP, MESMO DURANTE O TRANSPORTE, ATÉ A RECUPERAÇÃO DA VÍTIMA OU A CHEGADA DO MÉDICO.
CASOS ESPECÍFICOS
Ao executar a massagem cardíaca externa em adolescentes, pressione o tórax com uma das mãos e em crianças, apenas com a ponta dos dedos.
Respiração de Socorro Método de Silvester (Modificado)
Este método é aplicado nos casos em que não pode se empregar o método boca-a-boca (traumatismos graves de face, envenenamento por cianureto, ácido sulfúrico, ácido clorídrico, soda cáustica, fenol e outras substâncias cáusticas). O MÉTODO SILVESTRE permite não só o restabelecimento dos MOVIMENTOS RESPIRATÓRIOS como os DO CORAÇÃO.
COMO PROCEDER
 Desobstrua a boca e a garganta da vítima, fazendo tração da língua e retirando corpos estranhos e secreção. Coloque a vítima em decúbito dorsal. Eleve o tórax da vítima com auxílio de um travesseiro, cobertor dobrado, casaco ou pilha de jornal, inclinando sua cabeça para trás. Ajoelhe-se, colocando a cabeça da vítima entre suas pernas. Segure os punhos da vítima, trazendo seus braços para trás e para junto de suas pernas.
 Volte com os braços da vítima para frente, cruzando-os sobre o peito (parte inferior do externo).
 Pressione o tórax da vítima 05 vezes seguidas.
 Volte os braços da vítima para a posição inicial e reinicie o método.


   Equipamentos para Socorros de Urgência


Prepare sua caixa de primeiros socorros antes de precisar dela, uma vida poderá depender de você.
 Algodão hidrófilo Tesoura Soro fisiológico Atadura de gase Válvula para RCP Xilocaina spray Atadura de crepom Talas variadas Água oxigenada Bandagem Luva de procedimentos Líquido anti-séptico Gase esterilizada Pinça hemostática Barra de sabão Lenço Triangular Colar cervical Papel e caneta Compressas limpas Cotonete Garrote Esparadrapo Telefones úteis




Drogas - O que são Drogas Psicotrópicas
  

Todo mundo já tem uma idéia do significado da palavra droga. Em linguagem comum, de todo o dia ("Ah, mas que droga", ou "logo agora, droga..." ou ainda, "esta droga não vale nada!") droga tem um significado de coisa ruim, sem qualidade. Já em linguagem médica, droga é quase sinônimo de medicamento. Dá até para pensar porque uma palavra designada para apontar uma coisa boa (medicamento; afinal este serve para curar doenças), na boca do povo tem um significado tão diferente. O termo droga teve origem na palavra droog (holandês antigo) que significa folha seca; isto porque antigamente quase todos os medicamentos eram feitos à base de vegetais. Atualmente, a medicina define droga como sendo: qualquer substância que é capaz de modificar a função dos organismos vivos, resultando em mudanças fisiológicas ou de comportamento.
Por exemplo, uma substância ingerida contrai os vasos sangüíneos (modifica a função) e a pessoa passa a ter um aumento de pressão arterial (mudança na fisiologia). Outro exemplo, uma substância faz com que as células do nosso cérebro (os chamados neurônios) fiquem mais ativas, "disparem" mais (modificam a função) e como conseqüência a pessoa fica mais acordada, perdendo o sono (mudança comportamental).
Mais complicada é a seguinte palavra: psicotrópico. Percebe-se claramente que ela é composta de duas outras: psico e trópicoPsico é fácil de se entender, pois é uma palavrinha grega que significa nosso psiquismo (o que sentimos, fazemos e pensamos, enfim o que cada um é). Mas trópico não é, como alguns podem pensar, referente a trópicos, clima tropical e, portanto, nada tem a ver com uso de drogas na praia! A palavra trópico aqui relaciona-se com o termo tropismo que significa ter atração por. Então psicotrópico significa atração pelo psiquismo e drogas psicotrópicas são aquelas que atuam sobre o nosso cérebro, alterando de alguma maneira o nosso psiquismo.
Mas estas alterações do nosso psiquismo não são sempre no mesmo sentido e direção. Obviamente elas dependerão do tipo de droga psicotrópica que foi ingerida. E quais são estes tipos?
Um primeiro grupo é aquele de drogas que diminuem a atividade do nosso cérebro, ou seja, deprimem o funcionamento do mesmo, o que significa dizer que a pessoa que faz uso desse tipo de droga fica "desligada", "devagar", desinteressada pelas coisas. Por isso estas drogas são chamadas de Depressoras da Atividade do Sistema Nervoso Central (SNC - sistema nervoso central é a parte que fica dentro da caixa craniana; o cérebro é o principal órgão deste sistema. Num segundo grupo de drogas psicotrópicas estão aquelas que atuam por aumentar a atividade do nosso cérebro, ou seja, estimulam o funcionamento fazendo com a pessoa que se utiliza dessas drogas fique "ligada", "elétrica", sem sono. Por isso essas drogas recebem a denominação de Estimulantes da Atividade do Sistema Nervoso Central. Finalmente, há um terceiro grupo, constituído por aquelas drogas que agem modificando qualitativamente a atividade do nosso cérebro; não se trata, portanto, de mudanças quantitativas como de aumentar ou diminuir a atividade cerebral. Aqui a mudança é de qualidade! O cérebro passa a funcionar fora do seu normal, e a pessoa fica com a mente perturbada. Por esta razão este terceiro grupo de drogas recebe o nome de Perturbadores da Atividade do Sistema Nervoso Central.
Resumindo, então, as drogas psicotrópicas podem ser classificadas em três grupos, de acordo com a atividade que exercem junto ao nosso cérebro:
1. Depressores da Atividade do SNC;
2. Estimulantes da Atividade do SNC;
3. Perturbadores da Atividade do SNC.
Esta é uma classificação feita por cientistas franceses e tem a grande vantagem de não complicar as coisas com a utilização de palavras difíceis, como geralmente acontecem em medicina. Mas se alguém achar que palavras complicadas, de origem grega ou latina tornam a coisa mais séria ou científica (o que é uma grande besteira) abaixo estão algumas palavras sinônimas:
1. Depressores - podem também ser chamadas de psicolépticos;
2. Estimulantes - recebem também o nome de psicoanalépticos, noanalépticos, timolépticos, etc;
3. Perturbadores ou psicoticomiméticos, psicodélicos, aluginógenos, psicometamórficos, etc.
As principais drogas psicotrópicas, e que são usadas de maneira abusiva, de acordo com a classificação mencionada aqui, estão relacionadas abaixo:
Depressores da Atividade do SNC
- Álcool;
- Soníferos ou hipnóticos (drogas que promovem o sono): barbitúricos, alguns benzodiazepínicos;
- Ansiolíticos (acalmam; inibem a ansiedade). As principais drogas pertencentes a essa classificação são os benzodiazepínicos. Ex.: diazepam, lorazepam, etc;
- Opiáceos ou narcóticos (aliviam a dor e dão sonolência). Ex.: morfina, heróina, codeína, meperidina, etc;
- Inalantes ou solventes (colas, tintas, removedores, etc.).
Estimulantes da Atividade do SNC
- Anorexígenos (diminuem a fome). Principais drogas pertencentes a essa classificação são as anfetaminas. Ex. dietilpropriona, femproporex, etc;
- Cocaína.
Perturbadores da Atividade do SNC
- de origem vegetal:
mescalina (do cacto mexicano)
THC (da maconha)
psilocibina (de certos cogumelos)
lírio (trombeteira, zabumba ou saia branca)
- de origem sintética:
LSD-25
"Êxtase"
anticolinérgicos (Artane®, Bentyl®)
http://www.saudeemmovimento.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário