sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Prana


s


O Prana é a energia vital que permeia todo o universo, incluindo a nós, humanos, significa “energia absoluta”. É o princípio de energia ou força, o princípio activo da vida, ou força vital. O prana penetra tudo, está em tudo, em toda parte.



Nele está a essência de todo o movimento, de toda a força, de toda a energia, quer seja essa energia a gravitação, a electricidade ou qualquer outra forma de vida.

É um princípio activo da natureza que está em toda a forma da matéria, mas não é matéria. Está no ar, mas não é ar, no entanto respiramos o prana como o ar.

O prana é absorvido pelo organismo juntamente com o oxigénio, mas não é oxigénio. Através da qualidade da nossa respiração podemos extrair e armazenar no nosso organismo, mais ou menos prana.

Dessa forma fortalecemos não só o nosso corpo físico como também o nosso cérebro. Quanto mais prana armazenamos, mais vitalidade possuímos.

O Prana circula por toda a parte do sistema nervoso, trazendo-lhe força e vitalidade. Se levarmos em conta que a maior quantidade de prana que possuímos vem através da respiração, podemos compreender a importância da mesma nas nossas vidas.

O Prana tem características semelhantes às da corrente eléctrica. O plexo solar é um grande depósito e reservatório de prana. A nossa força vital possui duas polaridades, uma positiva e outra negativa. O equilíbrio dessas polaridades promove uma boa saúde e bem-estar.
Quando acontece o desequilíbrio, há uma ruptura na harmonia do corpo, uma baixa de nossa frequência vibratória e tornamo-nos vulneráveis a agentes patogénicos que vivem ao nosso redor. Em resumo, ficamos doentes.

Normalmente, respiramos mal. As nossas inalações são fracas, provocando a redução da quantidade de oxigénio e a exalação é igualmente deficiente, pois não conseguimos expulsar grande parte do gás carbónico produzido pelo nosso corpo.

Esse gás não expelido acumula-se na parte inferior dos pulmões. Além disso, como o ar é também carregado de prana, a quantidade de ar que inalamos e expelimos tem influência directa no nosso corpo psíquico. Como você pode perceber, prana é simplesmente a energia promotora da vida.
Prāna (em sânscrito:प्राण , sopro de vida) é, segundo os Upanishads, antigas escrituras indianas, a energia vital universal que permeia o cosmo, absorvida pelos os seres vivos através do ar que respiram.

A energia vital que circula pelo corpo está em tudo: na natureza, nos alimentos, nos líquidos que bebemos, mas é absorvida principalmente através do ar que respiramos.
Esta energia desprende-se do sol e impregna toda a atmosfera. Você pode vê-la como pontinhos brancos movimentando-se rapidamente em todas as direções ao fixar seu olhar num céu azul.

Quando trabalhamos em excesso, comemos alimentos congelados, industrializados, ficamos em ambientes artificialmente refrigerados por muito tempo, tornamo-nos desanimados, pesados e cansados e de sensação falta de energia se agrava. 
Cada ponto é constituído por sete átomos carregados com energias (raios do espectro solar). Cada raio é composto por cinco combinações cromáticas (azul, verde, amarelo, laranja e rosa).
Quando o glóbulo de vitalidade cintila na atmosfera é de brilho quase incolor e brilha como uma luz branca ligeiramente dourada. Ao adentrar no vórtice do chacra Esplênico se decompõem e se quebram em raios coloridos permanecendo cada cor fixada no chacra correspondente.
- Raio Azul – dirige-se ao chacra umeral, laríngeo, frontal e coronário, permanecendo a sua função.
- Raio Amarelo – dirige-se ao coração e depois de efetuada a sua obra, uma porção passa para o cérebro completando a sua função.
- Raio Verde – inunda o abdome vivificando todo o aparelho digestivo exceto baço.
- Raio Rosa – circula por todo corpo ao longo dos nervos (vitalidade do sistema nervoso).
Ex. Se os nervos não receberem essa vitalidade rosada a pessoa não poderá permanecer muito tempo na mesma posição, tornando um continuo sofrimento. À medida que os nervos se banham por esse raio logo é aliviado, experimentando assim uma sensação salutar.
Um individuo de boa saúde absorve muito mais vitalidade rosada que o necessário ao seu corpo, por isso fica continuamente irradiando essa corrente de átomos. Inconscientemente as pessoas fracas ficam mais próximas sem que isso diminua sua vitalidade. E também por um esforço de sua vontade pode deliberadamente infundi-la a quem deseja auxiliar.
No estado de vigília essa energia esta em constante vigilância em atitude de defesa, mantendo em tensão músculos e nervos.
Durante o sono essa tensão relaxa cumprindo a sua função (defesa), até a primeira metade da noite. Na segunda metade já estará quase toda consumida, exemplo disso é a sensação de moleza que nos acomete de madrugada, e também a causa de muitas mortes nessa hora.
A vitalidade é o alimento do Duplo Etérico, como o nosso alimento é o sustento para o corpo denso.
- Raio Laranja – penetra pelo chacra Básico dirigindo-se aos órgãos genitais com os quais esta intimamente relacionada a uma parte do seu funcionamento.

A Cura Pranica (Pranic Healing) é uma técnica que consiste na exploração do corpo energético(como diagnóstico). Na remoção de energia onde houver excessos e na energização onde houver deficiência.
À partir da Cura Prânica (Pranic Healing) Básica se desenvolveram a Cura Prânica (Pranic Healing) Avançada, a Cura Prânica (Pranic Healing) a Distância, a Cura Pranica (Pranic Healing) com Cristais, a Auto Defesa Psíquica e Técnicas de Prosperidade.
È um método rápido e eficiente para tratar desarmonias físicas, psicológicas, emocionais e espirituais.
A cura prânica é uma antiga ciência e arte que foi sistematizada pelo Mestre Choa Kok Sui ,nascido na China e radicado nas Filipinas. Foi introduzida no Brasil em 1992.
A Cura Prânica (Pranic Healing) visa reequilibrar a energia vital e  os chakras, canalizando o Prana, atuando no corpo bioplasmático, com conseqüências fisiológicas ou seja promovendo a cura.
O corpo físico do homem se compõe de duas partes: o corpo físico visível e palpável e o corpo bioplasmático, formado por uma energia sutil e invisível. Esses corpos se interpenetram e interagem num vínculo de troca de energia.
Nos alimentamos de energia vital  -  também conhecida por força vital, Prana, ki, pneuma, mana, ruah  -  deste manancial que é o Universo nas suas manifestações naturais: ar, terra e água. Possuímos centros de captação e irradiação energéticos: os Chakras. Estes se não estão em equilíbrio não captam e desperdiçam a energia vital - Prana - necessária à nossa saúde  física, mental, emocional e espiritual. Com o conhecimento  do processo energético, o facilitador de Cura Prânica localiza onde há o desequilíbrio e remove o Prana deletério recolocando logo a seguir um outro puro e saudável, captado do ar, equilibrando o corpo energético e como conseqüência o físico, o mental e o emocional. É um trabalho feito com conhecimento que não encontra lugar para mistificação  pela sua lógica e simplicidade. Os resultados podem ser comprovados instantaneamente ou aos poucos, dependendo do comprometimento  físico e energético do paciente.
Pessoas que se encontram fracas e sem energia tendem a absorver energia Prânica daquelas que a tem em equilíbrio, por isso nos sentimos cansados e exauridos sem razão aparente quando entramos em contato com elas, pois sem sentirem (ou sentindo) agem como verdadeiros “vampiros energéticos”. A conseqüência  disto é de sentirmos os sintomas doentios que as pessoas portavam ao nos contatar. É necessário termos o conhecimento de técnicas de auto-ajuda e recorrermos a profissionais que trabalhem
com o equilíbrio energético, como o Curador Prânico.
Muitas vezes , também, pessoas irradiadoras de bom Prana, nos fazem sentir bem e são focos centrais de grupos de indivíduos que se beneficiam de sua força energética. Essas pessoas devem fazer visitas a doentes de todas as formas. Sendo de grande valia o aprendizado de como  manipular esse manancial energético em prol das pessoas como de si próprias.
A preocupação com a ingestão de alimentos frescos e naturais corresponde ao conhecimento de que quanto mais o que ingerirmos estiver ligado à Natureza, mais energia vital estará circulando e servirá de fonte extra para nosso organismo.  Os alimentos industrializados – que levam um grande período entre sua extração e sua ingestão,  que passam por processos químicos de conservação e/ou altas temperaturas -  são nulos energeticamente e muitas vezes no valor alimentício, servindo somente para dar a sensação de fartura física.
Os animais quando morrem perdem rapidamente sua energia vital não trazendo muito valor em termos energéticos para quem se alimenta deles. Os vegetais reservam durante algum tempo a mais essa energia, transmitindo a quem o ingere um suporte prânico aumentando a circulação no seu corpo bioplasmático que recupera possíveis perdas causadoras de doenças.
O ser humano visto como um ser único e total - como é encarado holisticamente - tem suas funções físicas, mentais, emocionais, espirituais e energéticas interligadas, influenciando umas as outras. Como conseqüência, as doenças são , normalmente, resultado do desequilíbrio desses fatores. Equilibrando – se  essas funções evitamos o processo doentio  por fatores externos ou internos. Como exemplo temos a úlcera gástrica que na maioria dos casos é causada por fatores emocionais como: estresse, medo, pressão da sociedade sem uma válvula de escape, ingestão de “sapos”, distanciamento de uma vida mais natural, etc., que enfraquecem o Chakra do plexo solar – localizado na “boca do estômago” - o que propicia a invasão de bactérias que atacam as paredes do órgão causando feridas. Neste caso todos os corpos do doente estão comprometidos,  necessitando de um trabalho de conscientização para que se reverta o quadro. O tratamento com medicamentos - melhor se naturais  -, o afastamento da causa externa do estresse, a mudança de postura mental diante dos problemas, o desabafo, a alimentação mais fresca, natural e balanceada, o trabalho de equilíbrio energético que a Cura Prânica fornece e a manutenção da saúde adquirida é sinônimo de permanente cura.
Com a averiguação da aura o Curador Prânico tem a possibilidade de identificar a doença que primeiro se coloca no campo áurico para depois se apresentar no corpo físico.
O Curador Prânico - também conhecido como Canalizador Prânico - se utiliza de técnicas de reconhecimento da energia vital do paciente, limpeza do campo áurico e dos Chakras, de absorção e canalização  de Prana emitindo-o por intermédio de seus Chakras das mãos e dos dedos ao receptor. Utiliza o Prana branco, o colorido de uso diferenciado para cada caso, cristais, visualização, direcionamento, etc., o que o coloca apto a agir em qualquer situação apresentada, das doenças mais simples as mais complicadas. 
MAS SOBRE SANACIÓN PRÂNICA
El cuerpo humano esta formado por un 99,99% de espacio energético y 0.01% de masa física, es decir que si que si pudiera compactarlo quedaría reducido a una partícula microscópica.
Pero dentro de este espacio tan grande se mueven en forma casi caótica, para nuestro entender actual, los electrones y demás subparticulas atómicas alrededor del protón o núcleo, produciendo cargas energéticas dentro de nuestro cuerpo.
Todo lo que existe en el Universo es energía y por lo tanto nuestras partículas subatómicas (más pequeñas que un átomo) estan en estrecha interrelación con la energía del cosmos.
Estos electrones constituyentes de cualquier átomo, estan en permanente movimiento, saltando de una orbita inferior a otra superior, absorbiendo energía en este caso y volviendo luego a su orbita inferior desprendiéndose en ese momento de la energía que antes había tomado para desplazarse a una distancia más lejana a su original posición, ahora el producto de esta accion es un fotón (energía en forma de luz), quizás podría ser esta la luz de distintos colores que se observan cuando realizamos una foto Kirlian.
Cuando existe alguna perturbación en la circulación energética, es decir un bloqueo, el electrón en lugar de saltar a una orbita que le corresponde va a otra distinta y esto le obliga a efectuar un desgaste mayor, afectando a las moléculas, células, órganos o sistemas del cuerpo humano, que por ello van a presentar primero alteraciones de tipo energético, emocional, luego funcional ( etapa en la que aunque realicemos pruebas de laboratorio, radiografías, resonancias magnéticas, ecografías, etc. no se comprueba nada anormal) y finalmente la lesional, donde sí se pueden ver anomalías con cualquiera de los métodos anteriormente mencionados.
Lógicamente que llegar a esta última etapa no es precisamente un merito del médico, pues debió haber previsto la forma de evitarla.
Si el cuerpo eterico o aura sufre alteraciones, estas se manifestarán luego en el cuerpo físico en forma de enfermedades, primero emocionales, luego funcionales y finalmente lesiónales.
Los trastornos energéticos del aura se presentan algunas veces hasta 5 años o más, antes de la aparición de las mismas en el organismo, por lo tanto ya estamos vislumbrando la importancia de la limpieza y energetizacion de este cuerpo vibracional para evitar con la antelación debida la instalación de la enfermedad.
La Pranoterapia se puede incluir dentro de las medicinas bioenergéticas o vibracionales , pues justamente esta transmitiendo energía biomagnetica a traves de las manos del pranoterapeuta,que la esta tomando a su vez del medio ambiente que nos rodea, para tratar de reestablecer el normal flujo energético en el cuerpo bioplasmico o sutil o aura primero, para que luego a traves de la ley de la correspondencia , actúe sobre el cuerpo físico, logrando de esta forma tan sencilla y compleja al mismo tiempo , sanar al paciente.
Pranoterapia quiere decir, tratamiento o terapia con el prana.
El prana para los yoguis, chi para los chinos, ka para los egipcios, es la energía universal que proviene del aire , del sol, de la tierra y del cosmos, es también la energía vital del genio de la homeopatia Cristian Samuel Federico Hahnemann, es la que utilizamos en la Pranoterapia para la Sanación, actuando el pranoterapeuta como un canal,transmitiendo esta bioenergia Pránica, mediante una ancestral técnica , a traves de los chakras de la persona.
Los chakras son vórtices, o remolinos por donde se absorben energías superiores o prana, para luego transmutarlas en octavas inferiores o sea en vibraciones energéticas más bajas, para que el organismo las pueda utilizar, realizando cambios fisiológicos y hormonales en el cuerpo físico, pero si tenemos bloqueos energéticos en el recorrido de los nadis, va a estar perturbado el normal flujo o recorrido de la bioenergia a traves del organismo.
Los nadis forman una delgada trama sutil, se estima que existen alrededor de 72.000 canales o nadis, que se desarrollan y entretejen como una red, como invisible filamentos alredor del sistema nervioso físico y que debido a su íntima interconexión con éste, afectan a la calidad de la transmisión de los impulsos nerviosos en los sistemas cerebral, espinal y periférico.
Luego de un período de moderno oscurantismo, producto de una exagerada y monopolica valorización de lo científico, ver para creer , por suerte y gracias a Dios, y a las jerarquías espirituales que el ser humano se está volcando minuto a minuto, cada vez más hacia estas ciencias milenarias, que conocidas en la antigüedad, tuvieron que permanecer en un estado de inacción , para la mayoría de la humanidad.
Cada vez son más los pacientes que me consultan sobre este tema, para adoptarlo como única terapia, o de apoyo a tratamientos oficiales alopáticos o alternativos, la práctica de la Pranoterapia, no implica de ninguna forma, el abandono del médico tratante, sino que por el contrario, puede ayudar a agilizar y magnificar el proceso de curación, sumar y no restar es la mejor indicación de esta era de iluminación, donde por fin pueden unirse, elaboradas técnicas quirúrgicas y sofisticados métodos de diagnostico, al mismo tiempo, con los tratamientos vibracionales y la Pranoterapia, que a mi modo de ver se está perfilando, como uno de los pilares bioenergéticos actuales, digo así, no por su edad cronológica, ya que viene desde la noche de los tiempos, sino por su su uso de hoy día, como terapia preventiva y sanadora.
Recordemos y esto lo vamos a seguir explicando en sucesivas notas, que nuestro cuerpo esta compuesto de un cuerpo físico que es el que vemos y tocamos, pero tambien tiene otros cuerpos como ser: eterico o sutil o bioplasmico o aura, astral, mental instintivo, intelectual y espiritual y finalmente el cuerpo causal asiento de nuestro cuerpo físico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário