sexta-feira, 21 de setembro de 2012

CROMOTERAPIA NOS ANIMAIS


Registro de Blog

Cromoterapia nos Animais

Esta terapia tem vindo a popularizar-se entre os ocidentais e cada vez mais pessoas lhe recorrem e reconhecem capacidades curativas, mas não se trata de uma prática exclusiva dos seres humanos. A Cromo baseia-se na idéia de que a energia da vida flui através de todos os seres vivos e, claro, também através dos nossos amigos animais que são os primeiros a reconhecer e a apreciar instintivamente as suas capacidades curativas. Costumam, inclusive, responder mais rapidamente a esta terapia do que as pessoas, pois não possuem os bloqueios intelectuais que podem dificultar o fluir da energia e desse modo, os resultados positivos são geralmente alcançados num período de tempo relativamente mais curto.

Informam os praticantes que quando o nível de energia vital do animal é alto, ele será saudável, equilibrado, mais relaxado e menos propenso a adoecer, quando é baixo, ele será mais facilmente afetado pelo stress e menos resistente às doenças
Instintivamente, os animais reconhecem e apreciam as capacidades curativas da cor.
Trata-se de uma eficaz terapia complementar às medicinas convencional e chinesa, fitoterapia, homeopatia,cromoterapia ou outras formas de tratamento e quando usada em simultâneo com tratamentos veterinários, acelera os processos de cicatrização, alivia as dores e ajuda gradualmente a melhorar a qualidade de vida do animal. É também bastante eficaz a reduzir os efeitos colaterais de outros tratamentos como a quimioterapia e, particularmente, em animais mais velhos ajuda a reduzir significativamente as dores provocadas pela artrite. Mas não só os nossos amigos doentes podem beneficiar com uma terapia de Cores. Esta prática de canalização energética ajuda a manter o estado de saúde no seu auge, fortalecendo o sistema imunitário, aliviando a tensão muscular e promovendo o equilíbrio emocional, bem como o bem-estar em geral do seu animal de estimação.
Alguns dos nossos amigos são mais rebeldes ou apresentam mesmo sérios distúrbios de comportamento e estes, usualmente, são causados por excesso de stress ou traumas adquiridos ao longo da vida. A cromoterapia tem um efeito calmante sobre o animal e favorece a receptividade à formação e modificação dos comportamentos. É, por exemplo, extremamente benéfico para os animais com um histórico de abuso ou que sofreram uma perda marcante, pois o toque suave das mãos e da energia podem ajudá-lo a restaurar a confiança nas pessoas e nos outros animais.
Qualquer das técnicas  aplicada nas pessoas pode ser igualmente aplicada nos animais, dependendo do tipo de doença ou personalidade do nosso amigo. Os animais são mais sensíveis à energia do que as pessoas e, conforme foi mencionado acima, compreendem rapidamente o seu potencial de cura, contudo, numa primeira abordagem, e sobretudo se o terapeuta não for o dono ou alguém por quem o animal nutra confiança, é aconselhado pelos praticantes, iniciar-se a sessão sem tocar diretamente no animal.
BIOELETROGRAFIA DAS PATAS DE UM GATO
A cromoterapia pode ser aplicada tocando levemente com as mãos no paciente ou mantendo uma distância de alguns centímetros. É uma opção da responsabilidade do terapeuta, tendo em conta a relação com o seu paciente. Pode ainda optar-se por iniciar a sessão aplicando  numa divisão na qual o paciente se encontre e, no que diz respeito aos animais, esta pode ser a opção adequada, pelo menos, numa fase inicial, até o animal apreciar a energia e por conseguinte começar a relaxar e sentir-se confortável com a presença do terapeuta.
Depois de estabelecida a confiança, o terapeuta colocará levemente as mãos sobre os pontos de entrada e saída de energia, ou seja, sobre os chacras. Habitualmente a cromo é aplicada através dos oito chacras principais do animal:

1- Chacra Base ou Raiz – a sua cor é o vermelho e localiza-se na base da coluna junto ao início da cauda.
2- Chacra Esplênico ou Sacral – a sua cor é a laranja e localiza-se na área baixa do abdomen e topo da pélvis.
3- Chacra Umbilical ou Plexo Solar – a sua cor é o amarelo e localiza-se na zona central do abdomen e costas.
4- Chacra Cardíaco – a sua cor é o verde e localiza-se na área central do tórax.
5- Chacra Laríngeo – a sua cor é o azul celeste e localiza-se na garganta.
6- Chacra do Terceiro Olho – a sua cor é o azul índigo e localiza-se entre os olhos, ligeiramente acima do ápice do plano nasal.
7- Chacra da Coroa – a sua cor é o violeta e localiza-se no topo da cabeça.
8- Chacra Braquial ou Chacra Chave – a sua cor é o preto e localiza-se na área dos ombros, de cada lado do corpo. É o chacra líder de um animal e afeta diretamente todos os outros, uma vez que através deste chacra a energia é enviada a todas as regiões do corpo.

Cada sessão pode durar em média entre 20 a 30 minutos, dependendo da quantidade de energia que o animal esteja disposto a assumir e a sua frequência será adaptada às necessidades individuais do seu companheiro de estimação, tendo em conta o seu estado de saúde e carências apresentadas. Alguns problemas de saúde poder-se-ão resolver em duas ou três sessões, outros poderão necessitar de um maior número numa base recorrente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário